Sete bolos, totalizando 60 quilo, preparados por chefes e alunos do curso de Pâtisserie e Boulangerie do Centro Europeu, comemora, nesta quinta-feira 2, o aniversário do Mercado Municipal de Curitiba. O bolo será servido a partir das 18h30, no Espaço Maurício Burmester do Amaral.

De sabores variados, com opções sem lactose, integral e sem glúten, os bolos são uma parceria com a Anaconda e coordenação dos chefs Jefferson Trevizan e Ana Paula Cruz.

“O Mercado Municipal é um grande símbolo da cidade e contribuiu diretamente para o sucesso gastronômico de Curitiba. Os nossos alunos ficaram muito felizes por participar dessa produção, e colocaram muito carinho, técnicas e criatividade nos preparos. Tenho certeza que o aniversário do Mercado Municipal ficará ainda mais saboroso com os nossos bolos”, diz Jefferson Trevizan.

O espaço aniversariante é um dos principais locais para a compra de hortifrutigranjeiros e demais itens gastronômicos e importante ponto turístico da capital paranaense. E os bolos da festa por certo estão sendo assados a gás natural. Desde o início do mês de maio, 25 estabelecimentos do Mercado Municipal utilizam o gás natural para a cocção de alimentos e para o aquecimento – o que se reflete em um consumo  médio de 150 m³ por dia.

 “Estamos muito orgulhosos em atender este espaço de tanta tradição e de tantas histórias. A parceria  com a Associação dos Comerciantes Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme) foi muito importante”, diz o diretor-presidente da Compagas, Luiz Malucelli Neto.

Programa e história

A festa desta quinta abre o mês de comemoração do aniversário. Haverá um Festival Gastronômico, de 7 a 11 de agosto, com aulas-shows sob o comando de vários chefes de cozinha que foram convidados a partir da curadoria do jornalista Luiz Augusto Xavier.

A programação é dividida por temas, Cozinha Brasileira, Cozinha Plant Based, Cozinha Etnias, Cozinha Responsável e Cozinha Orgânica.

Para cada tema, dois chefes de cozinha.

07/08 10h – Cozinha Brasileira com Luiz Maurício Fontana

07/08 11h30 – Cozinha Brasileira com Rosane Radecki

08/08 10h – Cozinha Plant Based com Reinhard Pfeiffer

08/08 11h30 – Cozinha Plan Based com Paola Guimarães Perotto

09/08 10h – Cozinha Etnias com Beto Madalosso

09/08 11h30 – Cozinha Etnias com Caju

10/08 10h – Cozinha Responsável com Fredy Ferreira

10/08 11h30 – Cozinha Responsável com Joy Perine

11/08 10h – Cozinha Orgânica com Celso Freire

11/08 11h30 – Cozinha Orgânica com Délio Canabrava

As crianças também tem programação especial. Nos sábados, 11 e 18 de agosto, das 11h às 15h, acontecem diversas atividades, entre elas, oficinas gourmet e descobertas sensoriais.

Administrado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, ocupa uma área de 16,8 mil metros quadrados e reúne 362 unidades comerciais, entre boxes e bancas, comandados por 196 comerciantes, que vendem mais de 72 mil itens. O Mercado Municipal recebe, anualmente, 3,3 milhões de pessoas em busca de hortifrutigranjeiros, cereais, carnes, peixes, especiarias e pratos de todas as partes do mundo.

Foi construído entre 1956 e 1958,  projetado pelo engenheiro e ex-prefeito Saul Raiz. A construção foi autorizada, em 1954, pelo então prefeito Ney Braga (1917-2000). Mas há uma outra história: primeira sede ficava na Praça Zacarias, em 1860. Era o Mercado dos Quartinhos. A segunda ficava no Largo da Cadeia, atual Praça Generoso Marques, em 1874. Em 1914, essa sede foi demolida para dar lugar ao Paço Municipal. Então, o mercado funcionou no Batel, de 1915 a 1937, quando foi demolido. Só em 1943, no plano do urbanista francês Alfred Agache houve proposta de um novo Mercado Municipal, na sede atual.

Nesses 60 anos  no endereço da 7 de Setembro, ele passou por reformas e ampliações, entre elas, ganhou o setor de orgânicos,anfiteatro, reformulação da praça de alimentação etc.

Comemore: a participação nos cursos é gratuita, basta chegar até 15 minutos antes. A programação completa está disponível em www.mercadomunicipaldecuritiba.com.br>