O Paraná teve, em 2017, o melhor saldo de empregos dos últimos três anos e boa parte desse resultado se deve ao setor de frigoríficos. Dados do Ministério do Trabalho mostram que o setor contratou, já descontadas as demissões, 4.799 pessoas com carteira assinada no Estado no ano passado. O Paraná liderou a geração de vagas do setor no País. Pelo menos 31% das contratações na área foram feitas no mercado paranaense.

EM LONDRINA

As obras de expansão e melhorias do sistema elétrico que abastece o município de Londrina somam investimento de R$ 285 milhões, no período de 2011 a 2017. Entre as obras executadas, estão reforços na rede de distribuição, troca de fiação convencional por rede compacta, construção de duas subestações e um anel para interligação das subestações existentes no município, além da implantação de duas grandes linhas de transmissão que beneficiam a cidade e toda a região Norte do Paraná.

FAUNA DO LITORAL

O Programa de Monitoramento de Carcinofauna já registrou 20 espécies de siris e caranguejos nos ecossistemas de manguezais nos arredores dos Portos do Paraná. Uma das espécies encontradas, popularmente chamada de “chama-maré” tem uma garra maior do que a outra e, com ela, realiza um movimento repetitivo similar a um “chamamento”, com o objetivo de proteger seu território. Outra espécie monitorada é o caranguejo-uçá que tem importância econômica para as comunidades pesqueiras por seu valor comercial.

ARTE E TECNOLOGIA

A Associação de Amigos do Museu da Imagem e do Som do Paraná em Curitiba promove dois cursos em fevereiro: de fotografias e vídeos em celular. A idade mínima para participação é de 16 anos e as oficinas serão no próprio museu. O fotógrafo e diretor de cena e fotografia Marco Felippe ministra o curso que ensina configurações básicas, técnicas de filmagem, edição e postagem de vídeos nas redes sociais com o uso de aplicativos.

NÚMEROS DO CARNAVAL

Mais de 1 milhão de pessoas estiveram nos municípios litorâneos para curtir o Carnaval durante os quatro dias de feriado prolongado. Em todo o Litoral, nos quatro dias de Carnaval, foram encaminhadas à delegacia 129 pessoas, uma média de 32,2 presos por dia, número maior que o registrado no feriado do ano passado quando foram 74 encaminhados, aumento de 74,3%.

TEATRO EM FOCO

Ponta Grossa, Campos Gerais do Paraná, promove o Festival de Teatro e Circo em Festa entre 14 e 21 de março. O evento apresenta ao publico, a produção teatral e circense local dos grupos. As peças são apresentadas em teatros e na rua, abrangendo os mais variados estilos e gêneros.

EM SALA DE AULA

Foi lançada recentemente a nova versão do aplicativo Escola Paraná, agora com ferramentas exclusivas para uso dos professores que atuam na rede estadual de ensino. O aplicativo Escola Paraná Professores já está disponível para download plataformas Android e IOS. O app tem como objetivo facilitar a interação e comunicação entre professores, aluno e escola.

PESCA À CORVINA

Missal, no oeste do Paraná, sedia o Desafio da Pesca à Corvina entre 24 e 25 de fevereiro. O evento é um dos sucessos turísticos da cidade. Quem passar pela festa poderá conferir além da competição, um cardápio de pratos típicos que será vendido no evento. Vale o passeio!

UNIVERSIDADE E ENERGIA

Durante os próximos três anos, projetos de geração de energia renovável serão executados em cinco polos universitários paranaenses. Além de resultar na redução das contas de luz das universidades, os projetos visam aprimorar a gestão energética das instituições e formar novos hábitos de consumo. Os trabalhos serão desenvolvidos pela Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá e pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em Curitiba e em Pato Branco, totalizando investimento de R$ 52 milhões.

FRUTAS E CÉREBRO

Comer frutas vermelhas auxilia no retardo do declínio cerebral. Um estudo realizado pela Universidade de Londres indica que a ingestão regular de frutas como melancia, amora, goiaba, entre outras, previne possíveis dificuldades de raciocínio mental, comum a partir dos 40 anos entre homens e mulheres.

 SAÚDE E ESTRUTURA

Em dois meses foram entregues 260 equipamentos como cadeiras de rodas, andadores, próteses, órteses, para auxiliar no tratamento neuromotor de pacientes do Centro Hospitalar de Reabilitação Ana Carolina Moura Xavier (CHR).