Mercado de energia fotovoltaica cresce no Brasil

496

Cerca de 50 profissionais da área elétrica estiveram reunidos na Reymaster Materiais Elétricos,  em Curitiba,  para conhecer mais sobre o setor de Energia Fotovoltaica no Brasil e no mundo. Ministrado pelo Gerente de Mercado de Energia da Weidmuller/Conexel, Wagner Ogura, o workshop apresentou dados de mercado e as novas soluções da fabricante para instalação de geradores de energia solar.

“Notamos o interesse crescente dos profissionais da área pelo assunto e por isso decidimos promover um evento com a Weidmuller/Conexel, parceira desde a nossa fundação”, explicou Marco Stoppa, diretor da Reymaster.

O mercado de energia solar fotovoltaica (FV) está em constante crescimento no Brasil. Nos anos de 2017 e 2018, foram registradas mais de 100 mil residências com a tecnologia, dado que coloca o país na décima posição no ranking mundial com maior potência instalada.

Segundo Ogura, os próximos anos serão de aumento exponencial na procura desta solução, visto que menos de 1% de toda a matriz energética brasileira advém da energia solar.

“O Brasil é um país propício para o desenvolvimento da tecnologia fotovoltaica. Nossa pior região em irradiação solar, que é o Estado do Paraná, é ainda melhor que regiões da Europa, por exemplo, que registram altas taxas de utilização desta energia. Isso sem contar que o país possui grandes reservas de silício, componente das placas solares, sendo assim um local privilegiado para o desenvolvimento do setor”.


Cleverson presenciou fato histórico

Marcos Vitório Stamm e o advogado Cleverson Marinho Teixeira.

Quando da recente homenagem ao atual  Diretor-Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Marcos Vitório Stamm, na sede da Associação Comercial do Paraná, muitos fatos históricos foram  citados   desde a assinatura do Tratado de Itaipu, em 26 abril de 1973.

E um dos acontecimentos  foi lembrado pelo advogado Cleverson Marinho Teixeira, que na época era deputado federal, um dos mais votados pelo partido da Arena e que  em 1978,  integrou a comitiva presidencial, comandada pelo então presidente Ernesto Geisel.

Segundo Cleverson, “foi num importante fato histórico daquela monumental obra, no ato de marcou o desvio do Rio Paraná, no canteiro de obras da  Hidrelétrica de Itaipu”.

O acontecimento, lembra  Cleverson Teixeira, contou também  com as  presenças do presidente do Paraguai, Alfredo Stroessner, do presidente  eleito João Batista Figueiredo, do vice-presidente Aureliano Chaves.  “Foi quando todos se dirigiram ao   canteiro de obras de Itaipu e  acionaram  o dispositivo para dinamitação das barragem dando passagem à água pelo canal de desvio”.

No ultimo dia 20 de outubro, foram  comemorados os 40 anos deste fato histórico que foi  a explosão do Canal de Desvio, em 1978.


Tatiana  Reichmann é  “Empresária do Ano”

Tatiana Schuchovsky Reichmann, recebeu o troféu Francisco Cunha Pereira Filho na categoria “Empresário do Ano”

A  Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR) realizou mais uma edição do Prêmio Personalidades, que reconheceu os três principais executivos e empresários do Estado. O evento, que contou com a presença do governador eleito, Carlos Massa Ratinho Jr, e do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, reuniu mais de 200 pessoas no auditório da FAE Business School, em Curitiba.

A diretora-superintendente da Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário, Tatiana Schuchovsky Reichmann, recebeu o troféu Francisco Cunha Pereira Filho na categoria “Empresário do Ano” das mãos de Ratinho Jr e do presidente da entidade, Eduardo Jaime. “Foi uma grande emoção e uma honra receber esse reconhecimento, que é fruto do nosso trabalho para tornar mais feliz e tranquila a vida das famílias que atendemos ao realizar o sonho da compra, construção ou reforma de um imóvel”, disse ela.


Criação do Lide Mulher

Fabrício de Macedo, Sandra Comodaro e Gustavo Tacla

Durante recente reunião, o presidente do Lide Paraná, Fabrício de Macedo, anunciou a criação do Lide Mulher, que terá como presidente a advogada, da Nelson Willians Advogados Associados, Sandra Comodaro. “O Lide Mulher é mais um segmento, dentro do Lide Paraná, que chega com o objetivo de potencializar a força da mulher e a sua liderança dentro das empresas e do mercado de trabalho. Queremos, com eventos, palestras, troca de experiências, desenvolver isso ainda mais. Quando falamos em transformações e desafios, não podemos pensar apenas no digital, mas pensar também na força de trabalho que ajuda a desenvolver tudo isso”, afirma Macedo.

As atividades do Lide Paraná têm o patrocínio de gestão da Sanepar, Copel e Renault. Compuseram a mesa diretiva do evento o presidente do Lide Paraná, Fabrício de Macedo; o CEO da Totvs, Laércio Cosentino; o presidente da Positivo Tecnologia, Hélio Rotenberg; o presidente do Lide Futuro, Gustavo Tacla; e a advogada, da Nelson Willians Advogados Associados, Sandra Comodaro.


Dia do Desafio Ambiental no sábado

No dia 27 (sábado)  acontece   a 3ª edição do Dia do Desafio Ambiental. Realizado anualmente, o evento já recolheu, em suas edições anteriores, mais de 30 toneladas de resíduos. Com o objetivo de estimular uma maior participação da população e, por meio da educação ambiental, ampliar o processo de coleta seletiva da cidade, em 2018, o Dia do Desafio Ambiental será realizado pelo Instituto Paranaense de Reciclagem em parceria com o Sistema Fiep, Prefeitura de Curitiba, Senai, Carrefour, Sinduscon, SINQFAR, entre outros.

O evento, que será realizado no Hipermercado Carrefour do Parolin, contará com recipientes preparados para receber diversos tipos de resíduos, tais como medicamentos, pilhas, baterias, vidros, embalagens, óleo de fritura, entre outros. A iniciativa busca envolver a sociedade e os demais elos da cadeia (comércio, universidades, governo, indústrias) no que tange à responsabilidade compartilhada prevista pela Lei Federal 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos.


Oi realiza arrastão de vendas

A Oi reuniu na semana passada mais de 650 colaboradores e seu time de vendas da Regional Sul, para realizar arrastão de vendas do novo “Oi Livre” em 17 cidades, incluindo Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Florianópolis, Chapecó, Criciúma, Joinville, Porto Alegre, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria. Na capital paranaense a ação ocorreu na região central da cidade.

A Oi lançou um novo conceito de pré-pago: agora o Oi Livre garante o acesso aos serviços WhatsApp e Messenger, ambos para troca de mensagens (áudio, vídeo, foto, texto), sem desconto da franquia ou pacote de dados por 31 dias, com qualquer valor de recarga. O cliente tem também franquia de dados e minutos pra falar com qualquer operadora do Brasil, usando o 14 ou 31, em qualquer recarga, também validos por 31 dias.


Drogaria Iguatemi é reinaugurada

Leonardo Diniz Jorge, diretor da rede Drogaria Iguatemi

Com mais de 50 anos no mercado, a Drogaria Iguatemi inova mais uma vez e traz para Curitiba um conceito de boutique do bem-estar em sua loja no Pátio Batel em novo endereço, mais elegante e sofisticado. “Somos responsáveis por constantemente identificar, validar e promover as melhores tendências e soluções relacionadas ao bem-estar. Nossas consultoras de vendas entendem as necessidades do nosso cliente e sempre estão prontas para apresentar as novidades, de acordo com as recomendações dermatológicas e de especialistas das marcas”, afirma o diretor da rede Drogaria Iguatemi, Leonardo Diniz Jorge.


Empresário denuncia manobra

“Os imóveis do Grupo Arisa estão sendo usados pela Eletrobrás, Vale e Cemig para implantação de parques eólicos e linhas de transmissão no Ceará  sem qualquer justificativa legal. Bilhões de reais estão sendo aplicados e desviados via corrupção nessa manobra,  que são justificados pela contabilidades dessas empresas ao informar aos órgãos controladores das bolsa de valores do Brasil, Estados Unidos, Europa e Ásia, que possuem aqueles ativos edificados ou projetados dentro dos desses imóveis  como seus”. A denuncia é do   empresário Antonio José Nóbrega proprietário do Grupo Arisa que tem grande porte e expressivo patrimônio. No entanto,  segundo o empresário, “ foi atacado pelo “status quo” político do Ceará e Rio Grande do Norte, que enganaram, influenciaram, possibilitaram ou até patrocinaram, a inércia de alguns membros do Poder Judiciário do Ceará, Rio Grande do Norte, alguns órgãos da Justiça Federal, Ministério Público Federal e Estadual”.


Nissan completa 18 anos no Brasil

A Nissan do Brasil está completando 18 anos do início de sua operação oficial em solo nacional. A empresa japonesa chega a sua maioridade em um momento de crescimento, consolidando seu compromisso com o país, o foco no cliente e a disseminação local da sua visão global Nissan Intelligent Mobility, que busca transformar a maneira na qual os veículos são conduzidos, impulsionados e integrados na sociedade.

A celebração dos 18 anos fica ainda mais forte pelos resultados conquistados até agora em 2018. De janeiro a setembro, a Nissan já comercializou 71.730 veículos no mercado nacional, um crescimento de 33,3% em relação ao mesmo período de 2017. Já o mercado total de carros de passeio e comerciais leves teve uma evolução de 13,1%.


Alright Brewing em causa solidária

Uma ação especial em prol de uma causa solidária será o tema de um evento especial da Alright Brewing Co. no próximo domingo (28) em parceria com a Acerva Pr. Levando em consideração o mês do Outubro Rosa, a cervejaria terá um dia inteiro dedicado à venda de chopes em preços promocionais, com qualquer rótulo saindo a R$ 2,50 cada 100 ml. Além disso, haverá apresentação ao vivo da banda Dose in Blues, uma das mais respeitadas do gênero em Curitiba.


Demanda por crédito ao consumidor sobe 1,9%

A Demanda por Crédito do Consumidor avançou 1,9% em setembro na comparação mensal dessazonalizada, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. No acumulado em 12 meses, o indicador subiu 2,3% (outubro de 2017 até setembro de 2018 frente aos 12 meses antecedentes). Na avaliação interanual, setembro apresentou alta de 6,5%.


Contém 1g no Shopping Estação

Uma das maiores franquias de cosméticos do país, a Contém 1g acaba de inaugurar um quiosque no Shopping Estação. O novo espaço da marca em Curitiba disponibiliza mais de 400 produtos, entre itens para maquiagem e perfumes. Além do local para vendas, o moderno quiosque conta com um camarim onde são realizados cursos de maquiagem, com consultoria especializada. No local, os clientes poderão receber dicas sobre técnicas de maquiagem e também informações sobre as tendências do mundo dos cosméticos.


Big Data desafia gestão

Excesso de informação pode parecer um problema, à primeira vista. Principalmente quando nem toda informação relevante está estruturada. A esse conjunto enorme de dados que são gerados e nem sempre se apresentam de forma organizada o mercado chama de Big Data. Em anos recentes, novas tecnologias vêm sendo empregadas para selecionar informação relevante aos usuários, com base no perfil do negócio. Ainda assim, gestores de projetos frequentemente se veem diante de um desafio: saber o que é de fato relevante e pode impactar os resultados de seu trabalho.

Na opinião do consultor Fabio Braggio, autor do livro Projeto 66, Big Data ainda é uma questão sensível dentro de grandes organizações, onde há vários projetos sendo realizados simultaneamente.