Marinoni conquista o Jabuti 2017

1247

Jurista paranaense Luiz Guilherme Marinoni

A obra “Comentários ao Código de Processo Civil” (17 volumes), dirigida pelo professor e jurista paranaense Luiz Guilherme Marinoni, conquistou o primeiro lugar da categoria Direito da 59ª edição do Prêmio Jabuti. A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou no dia 31 de outubro, a lista dos vencedores. A coordenação da coleção de livros, publicada pela Editora Revista dos Tribunais, foi assinada pelos advogados Sérgio Cruz Arenhart e Daniel Mitidiero.
O XII Volume da coleção foi escrito pelo ex-ministro Teori Zavascki, do STF (Supremo Tribunal Federal), que morreu em janeiro deste ano num acidente de avião na região de Paraty (RJ).

Segundo prêmio
Esta é a segunda fez que Marinoni ganha um Jabuti. Em 2009, ficou com o prêmio com o livro “Código de Processo Civil – Comentando Artigo por Artigo”, escrito juntamente com Daniel Mitidiero. O professor titular da cadeira de Direito Processual Civil na Universidade Federal do Paraná ainda foi finalista em mais três outras edições com os livros “Teoria Geral do Processo” (2007), “Prova” (2010) e “Julgamento nas Cortes Supremas” (2016).
Para Marinoni, o Prêmio Jabuti é o maior reconhecimento que um escritor e professor de direito pode ter. “Num momento em que a mediocridade assola as universidades públicas brasileiras, ainda há uma recompensa para quem estuda e se esforça ao escrever”, assinala.

Diretor da APEP participa de congresso em Belém
O 1º Tesoureiro da Associação dos Procuradores do Estado do Paraná (APEP), Weslei Vendruscolo, participou do 2º Congresso de Procuradores de Estado da Região Norte e da reunião do Conselho Deliberativo da ANAPE. O congresso promovido pela Associação de Procuradores do Pará (APEPA) aconteceu nos dias 30 e 31 de outubro, em Belém (PA),com participação do presidente da ANAPE, Telmo Lemes Filho e do ex-presidente Marcello Terto e Silva. O papel do procurador estadual no contexto das políticas públicas com foco na transparência e na eficiência dos gastos governamentais foi o tema central do evento.

Advogada Edni Arruda comemora medalha
Com uma recepção oferecida aos amigos na OAB Paraná, a advogada Edni de Andrade Arruda celebrou a conquista da medalha José Rodrigues Vieira Netto. Sua foto passou a integrar a galeria de laureados. A medalha foi entregue durante a VI Conferência Estadual da Advocacia da OAB Paraná, em agosto. Trata-se da honraria máxima concedida às personalidades que se destacam no exercício da advocacia, promovendo a defesa das liberdades e da democracia.