Os Ministérios da Agricultura da Rússia, Índia, China e África do Sul já confirmaram presença para a reunião de Vice-Ministros de Agricultura do Brics (bloco que reúne os cinco países), programada para ocorrer nos dias 17 e 18 de julho, em Brasília. Este encontro antecede a 9ª reunião de Ministros de Agricultura do Brics, que será realizada em Bonito (MS), em setembro, com o tema ”Promoção da Inovação e Ações para o Desenvolvimento de Novas Soluções para Sistemas de Produção de Alimentos”.

O bloco formado por cinco países de economias em desenvolvimento (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que juntos representam cerca de 42% da população mundial, 23% do PIB (Produto Interno Bruto), 30% do território e 18% do comércio mundial.

O Brasil exerce a presidência de turno do bloco neste ano. A ênfase dos encontros será a promoção da ciência, tecnologia e inovação; da economia digital; do aumento dos contatos entre o setor produtivo e os projetos desenvolvidos pelo Novo Banco de Desenvolvimento (NDB na sigla em inglês) do Brics.

Programação

Na quarta-feira (17), a ministra Tereza Cristina deverá recebe e dar as boas-vindas aos representantes das delegações na Sala Moacir Micheletto, no mezanino da sede do Ministério da Agricultura.

Logo em seguida, a delegação vai à sede da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) para visitar os laboratórios que testam novas variedades de cana-de-açúcar e bancos de sementes e mudas.

À tarde, o grupo se reúne no auditório do Mapa para discutir pautas ligadas ao desenvolvimento da agropecuária dos países membros. A reunião será conduzida pelo embaixador Orlando Ribeiro, secretário de Comércio e Relações Internacionais do ministério, com a presença dos vice-ministros de agricultura dos países do Brics.

Na quinta-feira (18), as discussões prosseguem, terminando com encontros bilaterais entre os países-membros.

Fonte: MAPA