Luci Collin na Academia Paranaense de Letras

1172

Escritora curitibana Luci Collin

A escritora curitibana Luci Collin foi eleita, na semana passada, para ocupar a Cadeira 32 da Academia Paranaense de Letras. Sua Posse será marcada em breve. Luci se somará ao novo acadêmico, escritor Roberto Gomes, que tomará posse no próximo dia 21.
Nascida na capital paranaense, em 1964, Luci Collin poeta e tradutora tem 17 livros publicados . Em 1984 lançou seu primeiro livro, Estarrecer (poesia), recebido com críticas muitos positivas, como de Dias Gomes:
“Você tem talento demais e isso será reconhecido, estou certo, mais dia menos dia. Sem favor, sem delicadeza, sem charme, você é um Poeta. Com P grande… Foi uma alegria descobrir você”.
Outro comentário foi de Henfil que falou: “Minha opinião? Sincera? “meu Deus ela tem 19 anos só?! que mulher, que mulher!”. Já Paulo Leminski disse:”Estou admirado com o nível técnico desta jovem poeta, nesta geração que pensa que qualquer coisa é poesia”.
Ao longo de mais de 30 anos de carreira, Luci Collin escreveu artigos e ensaios para diversos jornais e revistas literárias, participou de antologias nacionais e internacionais (EUA, França, Alemanha, México, Argentina, Peru, Uruguai), e recebeu prêmios de concursos de literatura no Brasil e nos EUA. Representou o Brasil no Projeto Literário no EXPO 2000 em Hannover, Alemanha. Também traduziu autores como Gary Snyder, Gertrude Stein, E. E. Cummings, Eiléan Ní Chuilleanáin, Vachel Lindsay, Jerome Rothenberg e Moya Cannon, entre outros.
A Academia Paranaense de Letras foi fundada em Curitiba, em 26 de setembro de 1936, sucedendo a antiga Academia de Letras do Paraná, criada em 1922 e dissolvida por motivos políticos. A recriação de uma entidade cultural representativa da cultura do Estado, deu-se por estímulo e influência da Academia Carioca de Letras e da Federação das Academias de Letras do Brasil. Atualmente a Academia Paranaense de Letras é composta pela seguinte diretoria Gestão 2017/2018:Presidente: Ernani Buchmann; Vice-presidente: Eduardo Rocha Virmond; Primeira-secretária: Marta Morais da Costa; Segundo-secretário: Antonio Carlos Carneiro Neto; Primeiro-tesoureiro: Nilson Monteiro;Segundo-tesoureiro: Dante Mendonça; Orador: Albino Freire e Diretor jurídico: René Ariel Dotti


Alessandra inaugura “Casa de Mimos”

Alessandra Gressinger, agora empreendedora

Curitiba ganha mais uma empreendedora e um novo ponto para encontrar presentes criativos. Trata-se de Alessandra Gressinger, desing de interiores, que inaugurou recentemente, a “Caixa de Mimos”. Localizada na Rua Gago Coutinho, 585, Loja 01, no Bacacheri, a “Caixa de Mimos”, como explica Alessandra, “disponibiliza tudo para uma cozinha divertida, casa e decoração, acessórios, organização e uso pessoal e cosméticos”. O telefone é 3016 – 0497.

 

 

 

 


Bruna Vizintin no Miss Brasil Earth

A modelo Bruna Vizintin, representará o Paraná no concurso Miss Brasil Earth que acontecerá em Foz do Iguaçu entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro. Candidatas de diversos estados brasileiros, assim como representantes de Pontos Ecológicos estarão participando da disputa. A grande vencedora representará o País no final do ano, no concurso internacional Miss Earth. Bruna, é modelo internacional desde os seus 13 anos de idade.
Miss Brasil Earth é o concurso de eleição oficial da representante brasileira para o concurso internacional de beleza Miss Earth. É a procura da Mulher como modelo de referência na sociedade, pela defesa ambiental, representante e Embaixadora Brasileira em todo o Mundo. A preservação da Mãe Terra é o principal legado do Miss Brasil Earth , que adotou como slogan o lema internacional do Miss Earth – “beauties for a cause” – Beleza por uma causa. Foto de Henrique Molina

 


40 anos do Buffet Ilha do Mehl

Casamento com Estilo II

Localizado no bairro São Francisco, o Buffet Ilha do Mehl comemora seus 40 anos de atuação com uma agenda mais que especial neste mês de agosto. Nos dias 26 e 27 de agosto, o buffet e a Maison Julyo Borck reunirão cerca de 40 marcas ligadas ao segmento de festas durante o Casamento com Estilo II. O evento é aberto ao público e, para participar, basta trazer 1 kg de alimentos não perecíveis ou cobertor. “Estamos muito felizes com as milhares de festas já realizadas em nossos salões e desejamos por muito tempo continuar transformando sonhos em realidade”, conta o fundador João Jacob Mehl.

 

 

 

 


Emilia da XV é um “Case de Sucesso”

Emília Simões: “A ACP é uma escola para o empresariado”

O “Case de Sucesso” da reunião do Conselho da Mulher Empresária da Associação Comercial do Paraná (ACP) no último dia 8 foi da empresária Emilia Simões. Catarinense de Papanduva, ela é proprietária da loja Wellyne no Shopping das Flores na Rua XV de Novembro.
Emilia, também conhecida como “Emília da XV” com seu jeito descontraído e cativante, falou de sua difícil jornada, das batalhas e vitórias. Em sua trajetória sempre lutou pelo fortalecimento do comércio na Rua XV, fazendo parte do Conselho Vivo da ACP. Recebeu prêmios, entre eles da Assembleia Legislativa como Empreendedora do Ano. Foi candidata a vereadora, onde conheceu de perto o que um político poderia fazer e não faz por nosso município e diz que seu coração é curitibano. “A Associação Comercial do Paraná é a melhor escola que um empresário pode ter, o compartilhamento de experiências entre empresários solidifica e motiva”, disse Emília.
Ao final do evento foi entregue uma homenagem da ACP, pelas mãos da vice coordenadora Terezinha Wollmann, em gratidão por compartilhar suas experiências.


Dia 19 tem “Conversas entre Mulheres”

Anna Beatriz Paula, doutora em Semiologia.

O grupo “Conversas entre Mulheres” apresenta, no dia 19 de agosto, no Bonn Market (Rua Henrique Itiberê da Cunha, 550), Comida e Personalidade – Um vinculo à primeira mordida com uma convidada muito especial: a doutora em Semiologia Anna Beatriz Paula.
Baseada nos estudos da Psicologia Transpessoal e nas teorias de Pierre Weil e Aurobindo Ghose, Anna abordará a linguagem do corpo como uma ferramenta de autoconhecimento e de conhecimento das pessoas com quem convivemos. E mais, como esse entendimento pode ser usado para gerar mais harmonia e consciência em todas as nossas relações, inclusive com os alimentos.

 

 

 

 


Joias “Juliana Bacellar por Silvia Döring”

Juliana Bacellar e Silvia Doring

A designer de joias Silvia Döring criou uma coleção inspirada na consultora de imagem e estilo Juliana Bacellar. Para lançar a novidade, dois eventos foram programados nas lojas de Curitiba, no Batel e no Cabral, na última semana. Nestes encontros, Juliana estará presente para revelar dicas de como usar acessórios. A traz 14 peças exclusivas, entre anéis, brincos e colares. Todas são em ródio negro, metal que combina com todos os tons de pele.
“Em suas consultorias, a Juliana gosta muito de usar acessórios na montagem dos looks e utiliza muitas peças nossas. Deste contato permanente e afinidade criativa, surgiu a ideia de fazer uma homenagem para ela, com uma coleção que pudesse ser bem fácil de usar, permitindo várias combinações”,comenta Silvia. Foto de Bruno Tomasoni.