Foto: ACP

O Paraná recebeu, na quinta-feira (13/06), o lançamento do programa Mobilização pelo Emprego e Produtividade para Todos, uma iniciativa do Ministério da Economia, por meio da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), realizada em parceria com os governos estaduais e o Sebrae. O evento ocorreu no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba, e foi promovido com apoio do G7, grupo que integra as principais entidades representativas do setor produtivo paranaense. O presidente do Sistema Ocepar e coordenador do G7, José Roberto Ricken, fez um pronunciamento, lembrando que o cooperativismo paranaense, que congrega 215 cooperativas e alcançou faturamento de R$ 83,7 bilhões em 2018, emprega diretamente mais de 100 mil pessoas no Estado, todas com carteira assinada. “São poucos os segmentos que conseguem obter um resultado tão expressivo”, frisou. Ele também destacou a importância de ações voltadas à abertura de novos postos de trabalho em todo o país.

O evento teve ainda a presença do Secretário Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, Carlos Alexandre da Costa; do governador do Paraná, Ratinho Junior, e do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. O Paraná foi o terceiro estado em que o programa foi lançado. O objetivo da iniciativa, que vai percorrer todas as unidades da federação, é mapear os entraves que prejudicam o desenvolvimento da economia local e apresentar soluções em prol da competitividade.

Na ocasião, também foi lançado o web aplicativo Mobiliza Brasil. Por esse canal, os empresários podem sugerir melhorias para o ambiente de negócios de sua localidade. A ferramenta permite reunir sugestões e organizar dados que servirão de subsídios para a elaboração de políticas públicas. Ela já está disponível (mobilizabrasil.economia.gov.br) e, desde o dia 3 de maio, quando foi ao ar, já recebeu mais de 10 mil participações.

Fazem parte do G7, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e Associação Comercial do Paraná (ACP).

Com informações da ACP e paranacooperativo.coop.br