Entre 21 e 23 de novembro,  o Joiarte-Movimento de Joias Contemporâneas volta à galeria Design Center, desta vez maior – com 22 marcas e um dia a mais na programação. Esta sexta edição dá oportunidade para o visitante antecipar as compras de Natal com “acessórios cheios de estilo, produzidos com os preceitos de sustentabilidade e responsabilidade social”, como observa  a designer Tatiana Gravina, idealizadora do evento.

Participam as marcas Poesy Bijoux, Rodrigo Alarcón, Tatiana Gravina, Cecília Ghilardi,  Sharoni Aizental, Martti, Renata Romanó, Luciá Consalter, Colares Flor de Pano, Sig Roeder, Aurea Design Lab, LiMerxi Art, VLuxo, Ellen Piragine, Sassi Design, Helosilvia, Katheriny Mendes, Mel Bandeira, Ocléris Muzzilo, Steli Fries, Maria Ravazzani e Marcelo Novaes (carioca dedicado às joias masculinas e convidado especial do evento).

Em comum, as participantes têm a criação autoral e a execução manual – total ou parcial – das peças, num sistema de produção slow. Para Tatiana, a preocupação em consumir produtos que provocam menos impactos e tenham uma longa vida de uso se reflete no sucesso do Joiarte. Assim como a possibilidade de ter contato e comprar direto de quem faz.

Por ser a edição de fim de ano, todos os designers foram convocados a produzir um berloque simbolizando proteção e prosperidade para uma pulseira de prata maciça que será sorteada ao final dos três dias de evento para quem adquirir cupons no guichê da Associação Amigas da Mama. E a pulseira é o elemento principal de toda a identidade visual desta edição.

Na programação paralela, dois encontros gratuitos: no dia 22, às 17h, as consultoras de moda e estilo Dani Amorim, Karla Giacomet e Paula Piai abordam o tema Acessórios no ambiente de trabalho. E no sábado 23, às 17h, as consultoras Janaína Bilibio, Katia Taras e Carol Costa falam sobre Como organizar suas joias.