mat4bO azul e o amarelo se destacam nas peças das novas coleções da Artemista Galeria Atelier e Escola de Artes, inspirada nos traços da pintura tradicional da Itália e do Marrocos. Louças de faiança, como cântaros, garrafas, pratos, vasos e travessas, além de tampos de mesa, ganharam mais charme com a estampa e desenhos típicos destas culturas pintados à mão, artesanal e artisticamente, por profissionais da Artemista. “Cada peça é única”, afirma a especialista e diretora do espaço artístico, Suzana Cavalheiro Debes.

 

A cidade de Faenza, na Itália, batizou a faiança, como é conhecido este tipo de louça mundialmente. É composta basicamente por uma mistura de cerâmica com o caulim da porcelana. Como característica, tem o craquelê mais acentuado. As cores e motivos da coleção Itália são predominantemente o azul, o amarelo e um pouco de verde. “Limões sicilianos, romãs, olivas e paisagens da Toscana também identificam com facilidade a identidade nas inúmeras lojas pelas ruas da Itália, que mantêm a tradição do uso da louça na mesa e na decoração”, explica Suzana.

 

O Marrocos, que inspirou a outra linha, é uma das mais conhecidas escolas de pintura em cerâmica e influencia a arquitetura e design de peças mundo afora. Os palácios reais marroquinos apresentam a arte cerâmica nos revestimentos e objetos, mas a popularidade desta arte é encontrada desde os mercados populares até museus. “Os padrões geométricos e florais são os principais temas da decoração e pintura, que são distintos em cada região marroquina. Monocromática ou não, a cerâmica marroquina é facilmente reconhecida.”