Irany Carlos Magno, a arte de cultivar amizades

404

Neste sábado, 15, o cinegrafista Irany Carlos Magno, promove 5° Encontro dos Amigos da TV Iguaçu Canal 4 (hoje Rede Massa). O evento será no Bar do Alemão, Largo da Ordem.

Cinegrafista Irany Carlos Magno e o ex-governador Paulo Pimentel

Amigo pessoal do ex-governador Paulo Pimentel e fiel colaborador da então TV Iguaçu, Irany vai reunir pessoas que tiveram ligação com a emissora direta e indiretamente, além (e principalmente) os amigos com quem conviveu. Irany tem passagens, além do canal em questão motivo do evento, também pela RPC TV Paranaense, TV Naipi (Foz do Iguaçu) foi presidente Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Paraná e hoje é diretor da entidade, em nível nacional. É dono de um grande acervo, atualmente considerado histórico, por meio de suas reportagens e que no futuro fará parte de exposições, palestras, documentários, banco de dados para pesquisa.

Conforme ele revelou à coluna CAPITAL, “são quase 200 homenageados este ano, que vão desde motoristas, zeladores telefonistas, além, dos profissionais que trabalharam na emissora. Ampliei as homenagens também para também os amigos, que mesmo que não tenham tido relação de trabalho com a emissora, mas hoje tenho boas relações”.

Troféus que serão entregues aos homenageados

No evento deste sábado, entre os convidados, além do antigo proprietário do Canal 4, o ex-governador Paulo Pimentel e familiares, estão o atual dirigente da emissora Carlos Massa (Ratinho), governador Carlos Roberto Massa Junior e o vice-governador, Darci Piana, os netos de Paulo Pimentel, vice-prefeito Eduardo Pimentel e o presidente da Copel, Daniel Pimentel Slaviero . Os mestres da cerimonia serão os renomados apresentadores Carlos Marassi e Lais Mann e o radialista Zé Domingos. Também fará parte da programação, diversas atrações musicais.

“Amizades são como plantas. Se não regar morrem”

Segundo Irany, “quando começamos a fazer o Encontro dos Amigos da TV Iguaçu Canal 4, eramos em torno de 50 pessoas. Mas agora decidi ampliar, pois amizade é algo que vai crescendo, vamos conhecendo outras pessoas que lembram de minha atividade e que estamos sempre contatos trocando idéia, ou simplesmente jogando conversa fóra. Outra novidade, são as homenagens “In Memoriam ”, cujos profissionais marcaram época quando estávamos juntos na em emissora. São pessoas que deixaram referencias e inspirações que , no meu entendimento, não devem ser esquecidas. Assim serão chamados os familiares que receberão a saudação”.
Ao ser indagado a razão do projeto, Irany é categórico: “Eu sempre admirei as pessoas que preservam amigos. E cultivam um a um como plantas que morrem se não forem regadas.”

Trajetória dos meios de comunicação

Natural de Avaré, no Estado de São Paulo, Paulo Cruz Pimentel, tem a formação de advogado sendo, ao longo de sua vida, um destacado político. Foi governador do Paraná, no período de 1966 a 1971 e deputado federal por dois mandatos. Paralelamente foi empresário na área de comunicações, fundador e presidente do Grupo Paulo Pimentel (GPP) do qual faziam parte jornais, rádios e emissoras de televisão.
A trajetória dos meios de comunicação, foi este: em 1967 entra no ar a TV Iguaçu, Canal 4. No ano de 1972, a Rede Globo rescinde contrato com a TV Paranaense (Canal 12) e passa a retransmitir sua programação para a TV Iguaçu, que possuía uma infraestrutura superior ao do canal 12, que se afiliou a Rede Emissoras Independentes.
Já em 1976 a TV Iguaçu deixa de transmitir a programação da Rede Globo em Curitiba após atritos entre o governo militar e a direção local. No mesmo ano, a TV Paranaense volta a retransmitir a programação da Rede Globo Em 1981, a TV Iguaçu se transformava numa das primeiras afiliadas do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). Em 2008 as emissoras do Grupo Paulo Pimentel foram vendidas para o apresentador Carlos Massa, formando assim a Rede Massa de Comunicação.
No ano de 2007, as redes de TV integrantes de seu grupo de comunicações foram vendidas para o apresentador de televisão e também empresário Carlos Roberto Massa, conhecido como Ratinho, transferindo assim, as emissoras TV Iguaçu, TV Tibagi, TV Naipi e TV Cidade para a Rede Massa.