Produtos e processos inovadores desenvolvidos por 50 micro e pequenas empresas do Paraná com apoio do Programa de Apoio à Pesquisa na Pequena Empresa (Pappe), que utiliza recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), foram apresentados na terça-feira (21), em Curitiba, no evento Novas Ideias Novos Negócios.

Os participantes tiveram seus projetos aprovados no edital Paraná, operado por um consórcio composto pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), e Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP-PR).

Além da apresentação dos cases inovadores, o evento contou com uma rodada de negócios, onde possíveis investidores e parceiros comerciais puderam conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelas empresas que participaram do programa.

Representando o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, o gerente do Senai Centro Internacional de Inovação, Filipe Cassapo, destacou a importância das parcerias entre agências de fomento, governo, empresas e universidades para fomentar a inovação. “Podemos buscar a geração de emprego, renda e aumentar nossa competitividade através da inovação”, disse.

Também presente no evento, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal Santos Neto se comprometeu a apoiar as empresas inovadoras. “Isso é muito importante, não podemos deixar que os recursos para a subvenção da inovação minguem. Esse é um investimento que traz resultado”, afirmou.

Os 50 projetos contemplados pelo Pappe Subvenção estão distribuídos em 14 municípios em todas as regiões do Paraná e diversas áreas da indústria: agroindústria, eletroeletrônica, meio ambiente, metalmecânica, nanotecnologia, plástico, saúde e tecnologia da informação e comunicação (TIC).