Exposição de insumos dos setores calçadista, moveleiro, confecção, acessórios e bijuterias, palestras, conferências e debates com profissionais do Brasil e do exterior, tendo por foco a sustentabilidade e tecnologia, estão na agenda da 20ª edição do Inspiramais, único salão de inovação e design de materiais da América Latina.

Será realizado em janeiro, nos dias 14 e 15, celebrando dez anos de estímulo à unificação de linguagem e metodologia de construção da moda nacional,  numa realização da Assintecal.

A temática é pertinente a todo o mercado, como por exemplo, responsabilidade e compromisso como tendência global, design sustentável e diferencial competitivo, resgate de técnicas ancestrais com apelo sustentável e novos materiais, patrimônio imaterial e a jornada das startups sustentáveis.

Nos debates, atenção para uma legislação aliada ao posicionamento de empresas inovadoras, para as tecnologias imersivas impactando o custo da sustentabilidade nas indústrias têxtil e calçadista e a gestão da escassez com novas tecnologias e co-criação. Para encerrar, haverá uma conferência com o americano Phil Pallen, abordando a ética dos negócios nas redes sociais.

O Inspiramais abre, às 9h30 do dia 14, com o Encontro Conexão Inspiramais 2021_I, apresentado por Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais, E, às 13h, falará Marnei Carminatti, consultor do Núcleo de Design.

Na série de palestras chama atenção o tema Ancestralidade e tingimento natural: índigo brasileiro, com Kiri Miyazaki. Da germinação à extração do pigmento azul são necessários 365 dias. Primeiro, as sementes são semeadas e colocadas em uma estufa, por 30 dias. São transplantadas para o solo e lá ficam por mais quatro meses. São colhidas secas e entram em um processo de fermentação por mais 120 dias. O preparo da tinta de tingimento pode levar mais 30 dias. E só depois desse longo processo que o azul surge. Kiri Miyazaki resgatou esse processo e deu início à plantação de índigo brasileiro, consagrando-se como expert em tingimento natural.

Também parece interessante o tema Pegadas responsáveis na América Latina: Piñatex e outros efeitos da economia circular, com a uruguaia Eva Medalla, consagrada estrategista por trás de marcas sustentáveis de moda nos âmbitos têxtil e calçadista, entre elas Capita Uruguay e Calmoslow, reforçando o Uruguai como elemento de posicionamento em mercados globais. Também falará Fernanda Borges, proprietária e fundadora da marca vegana de sapatos Kasulo, a primeira a utilizar Piñatex no Brasil.

Atenção: A entrada para o Inspiramais é gratuita para profissionais do setor e ocorrerá no Centro de Eventos Pró Magno, em São Paulo. Mais informações podem ser obtidas em www.inspiramais.com.br

É hora de avançar na questão sócioambiental

Nesta quarta dia 13, no Rio Grande do Sul, das 18h às 20h30, no Complexo Campo Bom (CEI). a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), através do Programa Origem Sustentável, realizarão o evento “Sustentabilidade: é hora de avançar”, que busca dar visibilidade para programas e certificações de sustentabilidade no setor coureiro-calçadista.

Serão abordados cases de sucesso, além de iniciativas que contribuem para implantação da gestão de sustentabilidade nas indústrias e um debate com empresas que já colocam esse modelo de gestão em prática.

A programação iniciará com a palestra “Green & Good”, com Alexandre Birman, CEO da Arezzo & Co. Em seguida, será a vez de Eduardo Möller Ferlauto, gerente Sênior de Sustentabilidade Lojas Renner, falar sobre o case de sustentabilidade do grupo. A programação seguirá com a apresentação do Programa Origem Sustentável e da Certificação de Sustentabilidade do Couro Brasileiro (CSCB), explicando sobre a estrutura, os benefícios e como aderir.

Por último, ocorrerá um painel com convidados para debater a sustentabilidade na prática, como uma ferramenta de transformação nas empresas, com: Eduardo Möller Ferlauto (Lojas Renner); Ismael Fischer (Calçados Bibi); Marcelo Nicolau (Cipatex); e Mauro Pedro Becker (Curtume Mats).

As inscrições devem ser realizadas através do site: http://www.bit.ly/EventoSustentabilidade2019.