Inglês rege a Sinfônica do Paraná

809

Absolutely British, último programa da Orquestra Sinfônica do Paraná da temporada 2018, neste domingo, será regido pelo maestro convidado inglês Stefan Asbury. No repertório obras de dois compositores conterrâneos: Concerto para Viola e Orquestra, de sir William Turner Walton, tendo por solista Alexandre Razera, e Uma Sinfonia para Londres, de Ralph Vaughan Williams.
Stefan Asbury, regente honorário da Noord Netherlands Orkester, na Holanda, já trabalhou com orquestras na Inglaterra, China, Peru, Alemanha e Nova Zelândia.
Sobre o programa, uma curiosidade: a música de Walton foi composta para o violista Lionel Tertis, que a recusou por ser moderna. Mas, após a estreia oficial em 1929 e a aclamação da crítica, Tertis arrependeu-se e a incluiu em seu repertório.
Já Uma Sinfonia para Londres, segunda obra de Williams, foi composta entre 1912 e 1913, trazendo um registro sonoro da atmosfera londrina antes da I Guerra. O compositor, diante do conflito mundial, reescreveu a música várias vezes, sendo a versão definitiva de 1936.
Imperdível: Guairão, neste domingo dia 2, às 10h30. Ingressos a 20 e 10 reais.