Economista José Moraes Neto, será um dos palestrantes. Ele é Economista pela UFPR e Mestre em Economia pela PUC-SP

No próximo dia 16, segunda-feira, acontece o  Seminário “Reforma Tributária e Impactos nos Estados e Municípios”. O evento irá apresentar as propostas de reforma tributária que estão em discussão no Congresso Nacional, possibilitando visualizar o melhor caminho a ser seguido em prol da sociedade brasileira.

O evento é aberto ao público, gratuito e com vagas limitadas que devem ser reservadas pelo e-mail: eventos@coreconpr.gov.br. O local é Miniauditório da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na  Av. Sete de Setembro, 3165 , à partir das 19 horas.

O seminário terá como palestrantes os economistas, Francisco Assis Inocêncio, José Moraes Neto, Fábio Dória Scatolin e como mediador Juarez Varallo Pont. Durante o encontro eles estarão abordando questões como: O que é preciso considerar em uma reforma tributária? Quais as diferenças entre elas? Quais os impactos financeiros nos estados e municípios, suas vantagens e desvantagens? Quais os impactos sobre o papel do Estado e o pacto federativo? Quais os impactos sobre o investimento e o gasto público?  Entre outras.

O evento será uma realização conjunta do Conselho Regional de Economia do Paraná (por intermédio do Grupo de Trabalho de Planejamento Estratégico do CoreconPR) e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública (PGP) com o Departamento Acadêmico de Gestão e Economia (DAGEE) ambos da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR). O evento conta ainda com o apoio do Sindicato dos Economistas do Estado do Paraná (SINDECON) e da Federação Nacional dos Economistas (FENECON).Mais informações www.coreconpr.gov.br .

Impactos da Inteligência Artificial na auditoria

Miklos Vasarhelyi, um dos líderes mundiais em pesquisas sobre novas tecnologias no mundo contábil

No período de evento 15 e 17 de setembro  acontece em Florianópolis(SC) o  Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna. O húngaro Miklos Vasarhelyi, tido como  um dos líderes mundiais em pesquisas sobre novas tecnologias no mundo contábil   é um dos keynotes speakers mais aguardados no evento.   Considerado o criador do conceito de auditoria contínua, também chamada de “Analytics” – que visa cruzar dados eletrônicos de forma recorrente – Miklos tem dedicado sua vasta carreira de quatro décadas, identificando soluções tecnológicas que agreguem valor a área contábil. É diretor do centro de pesquisas de contabilidade e sistemas de informação da Universidade Rutgers, tida como instituição de ensino referência global em formação contábil. Ele tem relação muito próxima com o Brasil, pois atuou como professor da PUC do Rio de Janeiro na década de 70 e também foi condecorado  pelo Tribunal de Contas da União (TCU), com o  Colar de Mérito.

Inscrições e informações sobre o evento: eventos@iiabrasil.org.br  e  (11) 5023-1919

Semana Internacional da Madeira

Ricardo Malinovski, diretor da Lignum Latin America e CEO da Malinovski, organizadora da feira

Teve inicio nesta terça-feira (10), a III Semana Internacional da Madeira. Além de cinco eventos técnicos, programados para acontecerem no Campus da Indústria da FIEP, o Expo Barigui irá receber a Lignum Latin America, feira da cadeia produtiva da madeira, entre quarta e sexta-feira.

A feira, que em 2017 chamava-se Lignum Brasil e reuniu mais de 6 mil visitantes e 86 expositores, cresceu. Tornou-se Lignum Latin America e nesta edição conta com mais de cem expositores. “As principais empresas, que atuam no Brasil e na América Latina, e atendem a cadeia produtiva da madeira, estarão na feira. Além de brasileiros, teremos a presença de profissionais de outros países”, explica Ricardo Malinovski, diretor da Lignum Latin America e CEO da Malinovski, organizadora da feira.

Manual sobre a Reforma Trabalhista

Advogado Célio Pereira Oliveira Neto, Coordenador do Comitê de Relações Trabalhistas da ACP

Recentemente,  como parte do Seminário “O Centenário da OIT e o Futuro do Trabalho”, o advogado Célio Pereira Oliveira Neto, na qualidade de Coordenador do Comitê de Relações Trabalhistas da Associação Comercial do Paraná (ACP), recebeu no auditório da entidade  diversos empresários e associados, além de personalidades jurídicas, para o lançamento do primeiro fascículo do “Manual Empresarial – simplificando a Reforma Trabalhista”.

“Nosso objetivo foi apresentar ao pequeno empresário, que não tem como contratar uma assessoria jurídica, uma simplificação dos temas que a reforma alterou há quase dois anos”, comentou o coordenador do projeto, Célio Pereira Oliveira Neto. O vice-presidente da ACP, Camilo Turmina,  destacou a necessidade de se atualizar vários pontos da CLT, criada há mais de 70 anos. “Vivemos um novo momento e é necessário que as leis trabalhistas também evoluam”, destacou

Fernando Schwertner comanda  projeto

Arquiteto Fernando Schwertner, ao lado de Milena Schulmeister, licenciada da Morar Mais Curitiba

Com 25 anos de carreira, o arquiteto Fernando Schwertner participará do Morar Mais Curitiba 2019. Sempre atual, focado em ampliar seus horizontes, alia experiência e inovação em cada projeto apresentado. Ele será responsável pelo projeto da Cozinha. O Morar Mais por Menos Curitiba será realizado de 1º de novembro a 8 de dezembro e o Shopping Crystal foi escolhido para abrigar a edição 2019 que vai oferecer, durante 38 dias, mais de 40 ambientes que representam espaços residenciais, corporativos, de eventos, entre outros, com a participação de cerca de 100 profissionais e fornecedores.

Proteção de Dados para condomínios

No próximo dia 19 de setembro, às 19h00, o Sistema Secovi-PR promove uma palestra para síndicos e conselheiros de condomínios sobre a LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, com o advogado especialista em Direito Digital, privacidade e proteção de dados, Rafael Reis. Ele  é certificado em Privacidade de Informações (CIPP/E) pelo IAPP (International Association of Privacy Professionals), fundador da PrivacyID – Escola de capacitação em Proteção de Dados, secretário e diretor financeiro do INPD – Instituto Nacional de Proteção de Dados e coordenador do grupo permanente de discussão sobre Privacidade e Proteção de Dados da OAB/PR e membro da Comissão de Inovação e Gestão da OAB/PR. Além disso é pós-graduado em Direito Digital e Compliance no IBMEC. Mais informações pelo site www.secovipr.com.br

Entenda o que é planejamento tributário

A crise está afetando grande parte das empresas e nessa hora a palavra de ordem é redução de custos. Contudo, uma forma deixar os gastos menores que poucas empresas aplicam corretamente é o planejamento tributário.

Assim, se uma empresa pretende sobreviver à crise, é fundamental a contratação de uma contabilidade que possibilite o melhor planejamento tributário. Segundo o diretor executivo da Confirp Contabilidade Richard Domingos, “o planejamento tributário é o gerenciamento que busca a redução de impostos, realizados por especialistas, resultando na saúde financeira. Com a alta tributação no Brasil além de terem de enfrentar empresas que vivem na informalidade, várias empresas quebram com elevadas dívidas fiscais. Assim, é salutar dizer que é legal a elisão fiscal”.

São três os principais tipos de tributação: Simples Nacional, Presumido ou Real. O diretor explica que “a opção pelo tipo de tributação que a empresa utilizará no próximo ano fiscal pode ser feita até o início do próximo ano, mas, as análises devem ser realizadas com antecedência para que se tenha certeza da opção, diminuindo as chances de erros”.