MY MABU, PRIMEIRA TORRE
Com praticamente 100% dos apartamentos da primeira torre já comercializados e com previsão de entrega até dezembro deste ano, o My Mabu, complexo imobiliário de propriedade compartilhada, em Foz do Iguaçu, começa a sair do chão. A pedra fundamental do empreendimento foi lançada dia 10 de janeiro. O My Mabu terá 420 apartamentos, divididos em duas torres, e integra o complexo onde também está o Blue Park – maior parque aquático do Sul do Brasil – com sua primeira etapa inaugurada em dezembro de 2018, contemplando a praia termal com ondas. O CEO do Grupo Mabu, Wallington Estruquel, destaca que “o My Mabu traz a Foz do Iguaçu a inovação do sistema de propriedade compartilhada”. A entrega da primeira torre está prevista para dezembro de 2019.

MOSTRAS NO ECOMUSEU
Até o final de março será possível visitar duas exposições em cartaz no Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu: Poesia do Movimento Mecânico e Sway. A primeira traz 20 autômatos do acervo do artista Du Salzane, que produzem movimentos a partir de princípios mecânicos e físicos, aplicados em materiais reutilizados após o descarte. São referências aos espetáculos circenses, aos sentimentos universais e às atividades do cotidiano. Já as pinturas da exposição Sway são do iguaçuense Luccas Cristalvo. Diagnosticado há cerca de dois anos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o artista usa da sua habilidade para expressar sentimentos, valores e interpretação do mundo. A mostra tem como objetivo levar conhecimento e conscientização à sociedade sobre o autismo, expondo potencialidades e talentos daqueles diagnosticados com o transtorno. Em maio, o Ecomuseu abre a exposição Paraná às margens, mostra fotográfica sobre o cotidiano do Paraná, feita pelo arquiteto Henrique Gazzola, da Divisão de Planejamento de Infraestrutura, e pelo docente do curso de Letras da Unila, Marcelo Marinho. As visitas são de terça a domingo, das 8h às 17h, com entradas a R$ 14 (inteira) e R$ 7 (meia)
Moradores dos municípios da região trinacional, lindeiros ao Lago de Itaipu e ao Parque Nacional do Iguaçu não pagam.

ROTEIROS PELA GRÉCIA
Os belos cenários da Grécia estão contidos em roteiros de quatro a 12 dias montados pela operadora Françatur, que incluem serviços como café da manhã, todos os traslados necessários, acomodação e os passeios programados em cada opção. O roteiro Beleza Grega, por exemplo, contempla uma viagem pelas regiões mais tradicionais, como Atenas, Santorini e Mykonos, com visitas programadas à parte histórica de Atenas, englobando todo o centro neoclássico ateniense e sua Acrópole. Além disso, há um passeio de barco que leva o viajante às pequenas ilhas de Nea Kameni e Palea Kameni, que compõem a atmosfera paradisíaca do local. O roteiro Sonata Grega inclui ainda visita aos tesouros arqueológicos da ilha de Heraklion (Creta) e uma noite na ilha de Rodes, que abrigava a estátua Colosso de Rodes, considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. Também é possível explorar o mar Jônico, conhecendo as paisagens naturais que misturam mar e montanha nas exuberantes ilhas de Zaquintos – conhecida como Zantes – e Cefalônia, por meio de passeios de barco e ferry boat. Já para quem gosta de história, a opção mais atraente é o circuito clássico, que apresenta as belezas e mistérios dos tesouros arqueológicos, museus, construções e monastérios espalhados por Atenas, Olímpia, Delfos e Meteora. Informações em francatur.com.br ou num bom agente de viagens.

NOVIDADES DO FESTURIS
Marcado para o período de 7 a 10 de novembro, o Festuris Gramado – Feira Internacional de Turismo terá horário ampliado em 2019, no Serra Park: vai abrir às 13h, ao invés das 14h, atendendo pedido dos participantes. A mudança objetiva proporcionar maior geração de negócios e tempo para as áreas de conteúdo, segundo os diretores do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello. Também permitirá que os participantes tenham uma hora a mais em cada dia para aumentar o networking, participar das salas de conteúdo, além de potencializar seus negócios. “Neste ano estamos dando início a 1ª edição das próximas 30. No ano passado completamos 30 anos de evento, mas queremos pensar no futuro. O Festuris 2019 terá muitas novidades, em estrutura, espaços, conteúdo e muito mais. A ampliação no horário da Feira é um exemplo de que queremos cada vez mais que nossos participantes possam tirar o máximo proveito do evento, potencializando negócios e conteúdo”, destaca Marta Rossi CEO fundadora do Festuris Gramado.

A BORDO DA GOL
Nas rotas entre Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Brasília e Fortaleza a Gol Linhas Aéres passa a servir a bordo, gratuitamente, pães de queijo no café da manhã e hambúrguer no happy hour. Os snacks integrais e orgânicos continuam disponíveis. Já aqueles que voam entre Congonhas-Brasília e Congonhas-Santos Dumont, às segundas e terças-feiras, poderão saborear os pães de queijo da Catupiry, das 6h às 10h. E, como resultado da parceria com o Johnny Rocket’s, os passageiros das rotas Congonhas-Salvador e Salvador-Fortaleza terão happy hour com cheeseburguer da marca, às sextas-feiras, das 17h às 23h. São também servidas sem ônus bebidas como água, café, suco e refrigerante.