PANORAMA DO TURISMO NA TV

Ao receber um grupo de convidados para a Confraria da revista Panorama do Turismo, que encerrou o calendário do ano, na noite da segunda-feira 2/12, o jornalista Júlio Cézar Rodrigues, diretor da publicação, anunciou que, entre as novidades para 2014, está a implantação da TV Panorama do Turismo, inicialmente via internet.

Será mais um canal valioso para a divulgação das atividades do setor, ampliando o que as edições impressas vêm cumprindo há quase nove anos.

No jantar, realizado com o patrocínio da Federação do Comércio, cada convidado recebeu um prato comemorativo da revista.

JACOB MEHL NA PRESIDÊNCIA

O empresário João Jacob Mehl (Buffet Ilha do Mehl) foi eleito dia 2/12 presidente do Seha Curitiba (Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação), antigo Sindotel, criado em 1949.
Vai substituir a Marco Antonio Fatuch, que encerra seis anos de mandatos consecutivos (em outra fase, foi presidente entre 1973 e 1989), com um amplo leque de realizações.
A entidade reúne uma vasta gama de atividades, listada em seu site oficial: albergues, lazer e entretenimento, bares, boliches, bufês, cafés, cantinas, casas de diversão, casas noturnas, cervejarias, confeitarias, churrascarias, fast-foods, lanchonetes, pastelarias, pizzarias, salsicharias, sorveterias, restaurantes, leitarias, economatos, drives, campings, estâncias, hospedarias, hotéis, hotéis fazenda, pousadas, motéis, pensões, apart-hotéis e flats, sendo os dois últimos, apenas aqueles com administração tipicamente hoteleira.

TURISMO DAS MERCOCIDADES

A cidade de Buenos Aires vai coordenar em 2014 a Unidade Temática de Turismo das Mercocidades, que congrega municípios argentinos, brasileiros e uruguaios. A eleição da capital portenha foi em Porto Alegre, durante a 18ª Cúpula de Mercocidades, que reuniu representantes de Porto Alegre, Caxias do Sul, Cambará do Sul, Bento Gonçalves, Santa Maria, Vacaria, Garibaldi, Maldonado, Montevideo, Rocha, Colônia, Canelones, Villa Carlos Paz e Buenos Aires. A uruguaia Maldonado e a capital gaúcha ficaram com as subcoordenações. O objetivo é a integração dos produtos turísticos regionais. Até poucos anos atrás, Curitiba fazia parte das Mercocidades, inclusive com presença na Unidade Temática de Turismo. Depois, não se ouviu falar mais nisso.

ÁRVORE ENCANTADA

Começaram na sexta-feira 6/12 as apresentações da Árvore Encantada no Radisson Curitiba Hotel (av. Sete de Setembro, 5.190), evento que chega ao seu sexto ano e que se repetirá dias 13, 18 e 20, sempre a partir das 20h. Sessenta crianças do Coral Curumim compõe a árvore musical, em meio a um cenário de luzes, imagens e pirotecnia que arrebata os espectadores, acomodados em arquibancada de 800 lugares. Além de curtir uma noite de muita alegria, o público tem ainda a oportunidade de contribuir com os carentes, mediante a doação de brinquedos que serão encaminhados às instituições atendidas pela Fundação de Ação Social da Prefeitura de Curitiba.

NATAL SEM LUZ

Há algo de errado com uma cidade – ou com a administração da cidade –, uma capital de estado, que já foi exemplo de planejamento urbano para o mundo, diante de sua incapacidade de proporcionar aos seus habitantes, e aos visitantes, uma decoração de luzes para comemorar o Natal.  Faltou à Prefeitura justamente planejamento. Habilitar-se em tempo às benesses das leis de incentivo para captar recursos que proporcionassem um Natal de muita luz. Não adianta culpar o governo do estado, que esse tem lá outras e muitas culpas, mas nesse caso é inocente. De uns anos para cá, Curitiba, que já foi vanguarda, está a reboque. Uma pena.

COMPETÊNCIA PREMIADA

Dezoito foram os municípios premiados entre os 65 destinos monitorados pela quinta edição do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, desenvolvido pelo Ministério do Turismo, Sebrae e Fundação Getúlio Vargas para mensurar o nível de desenvolvimento do segmento. Cada um deles mereceu o prêmio, entregue na semana passada pelo MTur, em razão do bom desempenho em pelo menos um dos 13 segmentos avaliados: infraestrutura geral, qualidade de acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos, marketing e promoção do turismo, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial, aspectos sociais, ambientais e culturais. Os 18 contemplados são: Vitória (ES), Porto Velho (RO), Florianópolis (SC), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Rio Branco (AC), Maceió (AL), Cuiabá (MT), Aracaju (SE), Porto Alegre (RS), Corumbá (MS), Lençóis (BA), Mata de São João (BA), Ilhabela (SP), Pirenópolis (GO), Cáceres (MT), Tiradentes (MG), Ipojuca (PE).

EMBARQUE

*** O 20º Salão Paranaense de Turismo, evento da Abav Paraná, seccional da Associação Brasileira de Agências de Viagens, será realizado em 2014 de 13 a 15/3. Mas a entidade presidida por Roberto Bacovis já definiu as datas para os três anos seguintes: 6 e 7/3, em 2015; 4 e 5/3, em 2016; e 17 e 18/3 em 2017.

*** Dia 2/1/2014 a TAM Linhas Aéreas inicia um voo diário e direto entre São Paulo e a cidade argentina de Rosário, um dos importantes polos econômicos daquele país. A operação será com o Airbus A320, com 156 assentos na Classe Econômica.

*** A ABIH-PR (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) realiza nesta terça-feira 9/12 almoço de confraternização entre seus associados. Será na sede da Fecomércio.

*** O Parque Nacional Nahuel Huapi, em Bariloche, na Patagônia Argentina, inaugurou o primeiro circuito para bicicletas de montanha. Para o ministro do Turismo da Argentina, Enrique Meyer, a iniciativa representa uma nova oferta para o turismo de aventura da região.

*** Nos onze meses de 2013, foram 587.236 os visitantes aos atrativos da margem brasileira da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu, número 10,9% superior ao registrado durante todo o ano passado.