QUANDO NOVEMBRO VIER

Não será surpresa para a coluna se o deputado Ney Leprevost voltar à secretaria de Turismo do Paraná – cargo que já ocupou há mais de 10 anos -, passada a eleição para prefeito de Curitiba, que deve ser decidida somente em segundo turno,em novembro.
Enquanto isso, o administrador de empresas Jackson Pitombo Cavalcanti Filho, anunciado como “secretário interino” e que foi empossado dia 20/8, vai esquentando a cadeira, acumulando as funções com a presidência da Paraná Turismo.
A tendência é que Pitombo fique apenas com a Paraná Turismo, que era ocupada pelo experiente Marcos Vinicius Alves Meyer, ou passe para a direção geral da Pasta.


SURPRESSA PARA O SEGMENTO

O duplo tombo na Setur – de Faisal Saleh e de Meyer – surpreendeu o segmento turístico paranaense, que em momento algum foi consultado e provocou muitos comentários sobre a forma pouco elegante como o assunto foi conduzido. Mas acabaram prevalecendo os acertos políticos já que Leprevost, como se sabe, desgostoso com o processo da escolha do vice do prefeito-candidato,  estaria com um pé em outra campanha. Frise-se que o ex-secretário Faisal Saleh, sempre atencioso e simpático com o trade, fez o que foi possível em sua gestão, apesar dos escassos recursos da secretaria. Sorte dele foi ter como grande parceiro o Sebrae-PR.

SINAL VERMELHO PARA VANS

Depois da campanha pela “propriedade” do aeroporto Afonso Pena, à qual o Turismo I&C deu todo apoio, o prefeito de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, animou-se e foi além. Proibiu que vans de agências de turismo da Capital apanhem passageiros dos voos que pousam naquele terminal. Arranjou encrenca. Naturalmente, em época de campanha pela reeleição, quer a simpatia dos taxistas locais, que em tempos passados já chegaram às vias de fato com os que consideram intrusos. É preciso calma e bom senso. Sentar à mesa e conversar para chegar a um final que contemple a todos. Afinal, o transporte de passageiros por vans legais muitas vezes está incluso no pacote de viagem contratado pelo cliente. A continuar, assim, o prefeito vizinho logo vai exigir passaporte para ingressar em seu município.

LUFTHANSA, NOVA DIRETORA

A Lufthansa, companhia aérea alemã, apresenta nesta quarta-feira 29/8 a sua nova diretora geral no Brasil, Annette Täuber, que assume no lugar de Albena Janssen, convocada para novos desafios na Europa, depois de permanecer três anos no escritório de São Paulo.

Annette, que é brasileira, e que iniciou sua carreira profissional como comissária de bordo da Varig, esteve nos últimos cinco anos à frente da Lufthansa na Argentina, respondendo também pelos mercados do Chile, Bolívia, Uruguai e Paraguai.

ABAV PROPÕE SEGURO-GARANTIA

Na reunião do Conselho Nacional de Turismo, semana passada, o presidente nacional da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Antonio Azevedo, propôs a criação de um de fundo garantidor ou seguro-garantia para os adquirentes de passagens aéreas e para as agências de turismo que intermediam a venda de bilhetes. O fundo poderia ser acionado pelos consumidores em casos de prejuízos ocorridos por falhas ocasionadas pelos fornecedores, inclusive pelas próprias companhias aéreas. A própria Abav já estudou o assunto e se propôs a assessorar a criação do novo instrumento, comum nos mercados europeu e norteamericano.

NOVAS CONQUISTAS DA DEVILLE

Os hotéis Deville Curitiba e Deville Porto Alegre, integrantes da rede paranaense, ganharam o direito de estampar o status de “Recommended on TripAdvisor” em seus sites e materiais promocionais. A chancela baseia-se nas avaliações dos usuários dos padrões estabelecidos pelo Advisor, considerado o maior site de viagens do mundo -, reconhecimento dado somente aos estabelecimentos que conquistam nota média superior a 3 (de um total de 5), na avaliação. Com mais de 50 milhões de visitas mensais, o TripAdvisor oferece dicas importantes aos viajantes, que podem ali deixar suas impressões pessoais. Os dois hotéis foram bem classificados nos conceitos “excelente” e “muito bom”.

PARA VER O MAESTRO FAMOSO

Para a nova leva de espetáculos do violinista e maestro André Rieu e de sua orquestra Johann Strauss,em São Paulo, a Interlaken Turismo tem pacote de viagem de três noites de hospedagem na capital paulista, com saída de Curitiba dia 14 de setembro. Inclui aéreo, traslados e ingresso para um dos shows, no setor Superior. Informações: interlakenturismo.com.br.

FÓRMULA 1EM SÃO PAULO

Já para o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, em 25 de novembro, no autódromo de Interlagos, São Paulo, quem oferece pacote é a BWT Operadora. Com saídas de Curitiba, custa a partir de R$ 1.996 por pessoa, em apartamento duplo, com aéreo, ingresso para treino e corrida, duas noites em hotel, kit viagem, traslados e seguro viagem. Informações: bwtoperadora.com.br.

ADVTUR EM CURITIBA

Com o objetivo de ampliar sua atuação comercial no Sul do país, a operadora de turismo ADVtur, de São Paulo, que atua no ramo de viagens internacionais e personalizadas, nomeou Blaue Santos como seu executivo de vendas em Curitiba.