Hyundai e Kia vão colocar painéis solares nos veículos

2384

As montadoras Hyundai e Kia com o objetivo de diminuir a emissão de poluentes e aumentar a autonomia e eficiência de seus veículos, decidiram instalar painéis solares em alguns modelos de carros. A Hyundai planeja incluir as primeiras versões dos painéis solares a partir de 2019 e Kia a partir de 2020, primeiramente em veículos híbridos e elétricos.
Serão três modelos de painéis solares e sistemas de carregamento. Estes painéis solares serão montados nos tetos ou capôs dos veículos. Os veículos híbridos equipados com painéis solares terão a capacidade de recarregar cerca de 30% e 60% da bateria interna em um dia com bastante sol.
Os painéis solares do primeiro projeto serão de silicone. O segundo projeto trará um painel solar semitransparente, instalado como um teto solar. No segundo sistema será possível carregar carros elétricos e até mesmo os movidos a combustível. Já o terceiro modelo de painel solar para veículos está em fase de testes; nele as placas solares ficarão instaladas na lataria do capô, porém, ainda não há muitas informações sobre a recarga e autonomia delas.
Outros carros, como modelos do Prius Prime do Japão, foram equipados com painéis criados pela Panasonic. Ou seja, esta tecnologia está avançando e, em um futuro próximo, muitas outras tecnologias que envolvem a energia solar, como, por exemplo, carregamento de baterias, serão instaladas em veículos. Os carros, atualmente, consomem energia, mas utilizando a energia solar como alternativa, eles podem se transformar em uma solução para geração de energia.
“No futuro, diversos tipo de tecnologias que geram eletricidade, incluindo o sistema de carregamento via energia solar, estarão conectados a veículos”, afirmou em nota, o vice-presidente-executivo de engenharia da Hyundai, Jeong-Gil.
Fonte: engenhariae.com.br