Empresa Hauwei mostrou, em Curitiba, soluções para cidades digitais que incluem não apenas projetos em segurança, mas também transporte, saúde e conectividade inteligentes para os grandes centros urbanos. Foto: Mauro Campos

A empresa Hauwei, líder global em solução de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) participou da segunda edição do Smart City Expo, em Curitiba,  oportunidade em que mostrou  sua solução para Smart City.

O jornal Diário Indústria & Comércio (página Capital & Negócio), que cobriu todo evento,  visitou o estande da empresa, que é  uma das 100 marcas mais valiosas do mundo segundo a Revista Forbes.

Segundo  análise da Hauwei , o fluxo de pessoas para as áreas urbanas é uma preocupação de governos no mundo todo e parece ser um processo sem volta. De acordo com as Nações Unidas, o percentual de pessoas vivendo em áreas urbanas chegará a 68% até 2050. Com essa movimentação, problemas típicos de grandes centros urbanos se tornam ainda maiores – como é o caso da criminalidade, da burocracia, da necessidade de infraestrutura de comunicação e da emissão de carbono.

As iniciativas de cidades inteligentes estão criando novos ecossistemas, novos mercados e novas economias totalmente digitais em todo mundo. No Brasil, muitos municípios e estados começam a planejar esta mudança e alguns até já adotaram algumas soluções neste sentido.

As soluções da Huawei usam as mais recentes Tecnologias de Informação e Comunicação (ICT) para construir um “sistema nervoso” para cidades inteligentes usando relatórios e análises de situação em tempo real que combinam computação em nuvem, Internet das Coisas (IoT), Big Data e Inteligência Artificial (AI), além de segurança robusta.

“Cidades ao redor do mundo estão se movendo em direção à gestão inteligente e nossas soluções para cidades digitais incluem não apenas projetos em segurança, mas também transporte, saúde e conectividade inteligentes para os grandes centros urbanos”, afirmou Juelinton Silveira, diretor de comunicação e relações governamentais da Huawei.

No Brasil há 20 anos, a Huawei é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações e possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um centro de distribuição em Sorocaba (SP) e um  Centro de Treinamento em São Paulo. Com mais de 180 mil funcionários em todo mundo, a empresa atende mais de um terço da população mundial.


ACREFI na posse de Campos Neto no BC

Hilgo Gonçalves(direita) e Campos Neto : “A ACREFI reforça nossa crença no uso consciente do crédito”

O presidente da Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (ACREFI), Hilgo Gonçalves, participou da cerimônia de transmissão de cargo  em Brasília, do novo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. “Ele (Campos Neto) durante o seu discurso exaltou o brilhante trabalho do ex-presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn à frente do Banco  Central e reafirmou o seu compromisso com a missão da instituição e, ainda, deixou claro que dará sequência na agenda BC+”, comentou Hilgo.

O novo presidente do Banco  Central em sua fala inicial disse que se empenhará para que o Banco Central cumpra as duas principais missões: manter o poder de compra da moeda por meio de inflação baixa e a solidez do sistema financeiro. O presidente da ACREFI aproveitou também a cerimônia para parabenizar o ex- presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, exaltando sua luta e êxito no combate à inflação, na redução das taxas de juros e na estabilidade da moeda. “Destacamos também a importância da criação da “Agenda BC+”, que deu mais transparência em todas as ações do BC. Em especial, agradecemos a sua liderança inspiradora no projeto da Cidadania Financeira e na defesa incondicional à implementação do Cadastro Positivo, cujos temas fazem parte também das bandeiras da nossa entidade”, ressaltou Hilgo.


Marisol F. lança livro ambientado em Curitiba

Escritora Marisol F. :  “suspense ambientado na fria cidade de Curitiba”

A escritora Marisol F.  lança no próximo dia 6 de abril, o livro “O Canto do Cisne”.  Como descreve a escritora,  sobre sua obra, “diz a lenda que o Cisne branco não emite som algum durante toda sua vida, deixando para o momento de sua morte um longo e melancólico suspiro, anunciando que seu fim chegou. O Canto do Cisne é um suspense ambientado na fria cidade de Curitiba, e mostra todas as faces de dois crimes brutais, cometidos contra duas jovens mulheres, que levarão o leitor até as profundezas da mente humana. Amor e ódio,  vida e morte,  justiça e redenção.”

Marisol F. , radicada em Curitiba, é uma escritora de suspense, com três livros publicados pela Editora Appris  (Ícaro, Dança Comigo e O Canto do Cisne). Seu tempo é dedicado aos animais e às causas ambientais  participando de campanhas que  previnem o abandono, por meio de castração em massa.  Ela trabalha como redatora de um blog de turismo e é tradutora de espanhol e italiano.  O lançamento do ”Canto do Cisne”,  acontece no mezanino da Livraria Cultura, do Shopping Curitiba,  às 17 horas, do dia 6 (sábado).


Nova  loja da rede #CuritibaSuaLinda

O evento foi marcado por um desfile de moda conceitual. Foto: Anderson Laus Netto

Foi oficialmente inaugurada a  quarta unidade da loja “CuritibaSuaLinda, localizada no Espaço Cultural David Carneiro, anexo ao Hotel Pestana que contou com a presença do prefeito Rafael Greca e  primeira-dama Margarita Sansone, jornalistas, autoridades e demais convidados da Prefeitura de Curitiba e do Grupo Pestana.

O evento foi marcado por um desfile de moda conceitual, organizado pela escola Centro Europeu para celebrar a #CuritibaSuaLinda. A coleção feita para o desfile foi assinada pela artista Denise Roman e foi inspirada na “Arborização de Curitiba”. As modelos também desfilaram com peças de artesãos da cidade, como os acessórios da designer de joias Nanda Gagliastri.

“Por estar no Espaço Cultural David Carneiro a loja deverá ser uma atração a mais para nossos hospedes, turistas e também para moradores que participam de eventos no local ou passam pela região”, ressalta o gerente do Pestana Rodrigo Bassinelli. A loja é a maior da rede, com 50 m2 e reúne cerca de 150 itens, entre vestuário, acessórios, bijuterias, decoração, utilidades domésticas, livros, papelaria e brinquedos.


Praisce Capital  em  “Papo sobre dinheiro”

Antonio Mario Jr, fundador da Praisce Capital

Praisce Capital é uma empresa que presa muito por trazer conhecimento sobre o mercado investidor-financeiro aos seus clientes. Recentemente realizou dois eventos que contemplaram questões importantes desse campo.
O primeiro palestrante, Rafael Muller, trouxe de modo muito claro e leve, questões sobre como investir de maneira inteligente no campo corporativo. Apresentou também, com números, um possível crescimento da economia nesse novo ano.

Em parceria com a Praisce, Alexandre Iwankio, sócio-diretor da Iwankio Consulting, transmitiu em um segundo momento, ensinamentos sobre como uma empresa pode ganhar mais dinheiro melhorando o seu processo e ajustando os pequenos erros. A Praisce Capital é uma empresa que coloca o seu cliente-investidor em primeiro lugar, e sempre o valoriza, promovendo diversos eventos com especialistas de renome, que agregam conhecimento ao cliente, tornando-o um investidor com diferencial.

Na segunda palestra, no dia seguinte, Antonio Mario Jr, fundador da Praisce Capital e credenciado pela XP Investimentos, foi convidado pela Associação de Magistrados do Paraná para falar aos juristas associados. O objetivo do bate papo foi quebrar os mitos que impedem a construção de riqueza e a multiplicação de patrimônio. Por ser especialista no mercado investidor-financeiro, falou sem cerimônia sobre os erros mais comuns que as pessoas cometem ao preocuparem-se com coisas erradas quando se trata de garantir o futuro financeiro que sempre desejam.

O evento também foi transmitido aos associados que moram no interior do Paraná já que, para a busca do conhecimento, é importante que todos os instrumentos tecnológicos possíveis, sejam usados.


Novidades na terceirização de serviços

Em 2017, foi aprovado o projeto de lei que autoriza a terceirização de qualquer atividade. A partir da sanção do então presidente da República, Michel Temer, ficou instituído que pode haver contratação de empresas terceirizadas a fim de desenvolver qualquer espécie de serviço, abrindo um novo caminho nos negócios para muita gente.

Luis Carlos Ribas, diretor comercial da Intersept, empresa especializada em terceirização de serviços, avalia que a Reforma Trabalhista, responsável pela modificação das modalidades de contrato, propiciou dinamismo às relações empregatícias e gerou uma nova gama de oportunidades no mercado. “Nós, que fazemos o meio de campo entre contratante e contratado, percebemos, principalmente, a oportunidade de atender com excelência àquilo que nos propomos a fazer. Então, a modalidade é interessante à empresa que precisa de mão de obra qualificada, já que nos comprometemos com a capacitação do contratado, e ao próprio trabalhador, já que há mais possibilidade de atividades remuneradas e a abertura de novas áreas de atuação no mercado”, afirma.

A advogada Nicole Fanucchi, sócia do escritório Feliz e Fanucchi Advocacia, pondera que a legislação atendeu a todos os envolvidos no processo trabalhista, mas, de diferentes formas. “As novas regras de terceirização adequam esse modo de prestação de serviços aos ditames do mercado moderno”, afirma.