Visita técnica faz parte da programação de um evento internacional da UFPR sobre as contribuições da assistência para os sistemas de saúde

Na última sexta-feira (29/03), o Hospital Santa Cruz, de Curitiba (PR), recebeu uma equipe de enfermeiras do Canadá e de Portugal. A visita técnica fazia parte da programação do encontro “Estratégias de Integração em Rede: contribuições da enfermagem”, evento internacional promovido pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A gerente assistencial do Hospital Santa Cruz, Mariane Cavalheiro, apresentou as iniciativas e experiências da equipe de enfermagem para as professoras doutoras Judith Lapierre, da Universidade Laval, no Canadá, Paula Encarnação, da Universidade do Minho, de Portugal, e Tatiane Herreira Trigueiro e Laís Theis, da UFPR, em Curitiba. Durante a visita, a comitiva teve a oportunidade de conhecer todo o processo assistencial empregado no hospital, única instituição privada de saúde a ser visitada no Brasil.

Conforme destacou Mariane, o modelo de enfermagem do Hospital Santa Cruz foi recentemente reformulado para proporcionar ainda mais segurança, tanto ao profissional quanto ao paciente. Com essas mudanças, baseadas em raciocínio diagnóstico e capacitação continuada, o trabalho da assistência ganhou força dentro do sistema integrado, contribuindo ainda mais para a construção de abordagens terapêuticas cada vez mais efetivas para o paciente.

“Foi uma oportunidade importante de troca de experiências que nos permitiu entender melhor como funcionam o sistema de saúde e a atuação do profissional de enfermagem no Canadá e em Portugal. Com a visita conseguimos visualizar quais são as correlações com o que estamos fazendo aqui no Brasil”, pontuou a gerente assistencial. “Apresentamos ainda nossa metodologia de registro das ações e como estamos mensurando os resultados que a enfermagem traz para a instituição”, completou a enfermeira.