Grupo Barigüi é o maior revendedor de seminovos do Sul do Brasil

385

Patrícia Vieira

O Grupo Barigüi, fundado em março de 1993, quando inaugurou sua primeira concessionária em Curitiba, atualmente, é considerado o maior revendedor de seminovos do Sul do Brasil, com mais de 800 mil veículos comercializados.
A marca, que possui mais de 90 lojas de veículos novos e seminovos em 16 cidades dos estados do Paraná e Santa Catarina, oferece uma operação completa com soluções integradas na venda de veículos novos e seminovos, serviço de pós-venda, venda de acessórios, corretora de seguros e produtos financeiros ligados ao setor ou que oferecem benefícios aos seus usuários.
Oferecendo soluções personalizadas para cada cliente o Grupo espera crescer ainda mais em 2019, tendo como base os 17% de crescimento médio registrado no ano passado. Nos próximos anos a marca deve investir cada vez mais em novas tecnologias e no mercado digital.

DI&C: Como o Grupo Barigüi se tornou um dos maiores grupos multimarcas e o maior revendedor de seminovos do Sul do Brasil?
Felix Bordin: Desde a sua fundação, o Grupo Barigüi atua de forma ética e responsável. Apoiado por um forte processo de gestão, com apoio e direcionamento da alta direção, o Grupo tem uma estratégia direcionada a comercialização de veículos e serviços relacionados ao varejo automotivo dentro de princípios de respeito e valorização dos nossos consumidores que, ao longo desses, anos permitiram que chegássemos à marca de mais de 800 mil veículos comercializados em nossas mais de 90 lojas presentes nos Estados do Paraná e Santa Catarina. Soma-se a isso um processo de forte apoio a crescimento e desenvolvimento de toda a estrutura organizacional em processos como, por exemplo: Financeiro, Comercial e Vendas, Administrativa, Tecnologia da Informação, Recursos Humanos, SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), Pós-Venda, Marketing, entre outras ações. Apoiados por valores sólidos, o grupo abre espaço para o contínuo crescimento e desenvolvimento dos seus profissionais que desenvolvem papel fundamental ao suporte ao crescimento do Grupo.

DI&C: Quais os principais serviços e produtos oferecidos pelo Grupo Barigüi?
Felix Bordin: Comercialização de veículos novos e seminovos; Serviços de Pós-venda; Vendas de acessórios automotivos; Serviços de venda de peças através de e-commerce; Consórcio e Corretora de Seguros.

DI&C: Quantas unidades o Grupo possui no Paraná?
Felix Bordin: O Grupo Barigüi nos Estados do Paraná e Santa Catarina, em 16 cidades, com mais de 90 lojas de veículos novos e seminovos.

DI&C: Quais as marcas de veículos comercializadas pelo Grupo?
Felix Bordin: Fiat, Ford, Renault, Volkswagen, Hyundai, Nissan, BMW, Mini, Toyota, Lexus, Citroën, Jeep, Kia e DAF Caminhões.

DI&C: O Brasil enfrentou uma séria crise financeira nos últimos anos, um dos segmentos atingidos foi o de automóveis. 2019 pode ser considerado um ano de retomada do setor?
Felix Bordin: Acreditamos que sim. Sobre o ano anterior, em 2018 o Grupo Barigüi cresceu 17%. Entendemos que as condições na economia permitirão que em 2019 as vendas do segmento continuem em expansão, ainda na casa dos 2 dígitos.

DI&C: Quais diferenciais o Grupo Barigüi possui em relação a outras concessionárias?
Felix Bordin: O Grupo Barigüi apresenta uma solução única para os seus consumidores. A nossa operação integra toda a cadeia: da venda de veículos, serviços de pós-venda, instalação de acessórios, consórcio, corretora de seguros, serviços com despachantes, entre outras facilidades. E um dos principais benefícios é que o nosso grupo reúne as principais marcas da indústria automobilística.

DI&C: Quais os principais projetos do Grupo Barigüi para os próximos anos?
Felix Bordin: Entre os grandes desafios que vamos enfrentar nos próximos anos estão à tecnologia e a forma como os nossos consumidores se relacionam com ela. Nesse sentido, o Grupo Barigüi está promovendo uma série de ações para ampliar ainda mais a presença da marca no “mundo digital”. A integração dos processos offline e online, é, sem dúvida, um dos nossos grandes desafios. Os nossos consumidores estão cada vez mais informados sobre lançamentos e as novidades do setor automotivo. Essa relação, portanto, precisa ganhar em agilidade e na capacidade de resposta que precisamos entregar para atender frente a uma expectativa cada vez mais exigente por parte dos nossos consumidores. Nesse sentido, o Grupo Barigüi está em processo de implantação de 3 grandes projetos: venda de peças online, o desenvolvimento de Market Place para vendas de peças e soluções em mobilidade e o uso de inteligência artificial para apoio aos processos de venda e melhoria contínua em nossos processos de atendimento aos consumidores que, também, são cada vez mais digitais.

Felix Bordin, presidente emérito do Grupo Barigüi

Perfil
Fundação: 15 de março de 1993
Área de atuação: Varejo – Setor Automotivo
Local de atuação: 16 cidades nos estados do Paraná e Santa Catarina
Localização: Rua Pe. Agostinho, 3060 (Matriz), Curitiba, PR
Proprietários ou acionistas: Ivo Roveda, Felix Bordin e Antonio Bordin Neto
Funcionários: 2.500
Projeção de crescimento para 2019:
Para esse ano, o Grupo projeto o crescimento acima de dois dígitos sobre 2018.

HIstória
Em março de 1993 o Grupo Barigüi inaugurou a sua 1ª concessionária, A Fiat Barigüi, localizada na rua Pe. Agostinho, 3060, em Curitiba, PR.
Com um processo de expansão e crescimento intenso, o Grupo Barigüi incorporou novas marcas à sua estrutura empresarial: Ford (2002), Toyota (2004), Renault (2005), Volkswagen (2007), Nissan e Kia Motors (2008), Hyundai (2013), BMW/Mini e DAF Caminhões (2014), Jeep (2015) e Citroën (2016).
Hoje o Grupo Barigüi reúne 14 marcas e 60 concessionárias de veículos novos e 40 lojas de veículos seminovos, e está presente em 16 cidades nos Estados do Paraná e Santa Catarina.
O Grupo Barigüi possui uma operação completa que oferece soluções integradas na venda de veículos novos e seminovos, serviço de pós-venda, venda de acessórios, corretora de seguros e produtos financeiros ligados ao setor ou que oferecem benefícios aos seus usuários.
Em 2007, o Grupo Barigüi, através da iniciativa do presidente-emérito, Felix Bordin e do presidente executivo, Ivo Roveda, criou o Instituto Barigüi. Através dessa iniciativa, a criação do Instituto, o Grupo incorpora em seu modelo de gestão iniciativas comprometidas com a responsabilidade social e gestão ambiental. Em 2008, o Instituto Barigüi recebeu a qualificação de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), com a presidência voluntária de Cláudia Bordin Roveda.
É por meio do Instituto Barigüi que inúmeras ações relacionadas a gestão ambiental e educação profissional são conduzidas.
Na área ambiental, o Instituto Barigüi criou o Programa Concessionária Que Queremos é uma iniciativa inovadora no segmento do varejo automotivo. Nesse Programa, gestores e colaboradores são orientados na adoção de práticas ambientais, introduzindo um espírito de responsabilidade comum, em que todos assumem papel fundamental na busca por desenvolvimento sustentável e ambientalmente correto.
Através do Programa Concessionária Que Queremos foram recicladas 26 t de plástico, 287 t de papelão, 91 t de papel, 535 t de resíduos sólidos contaminados e 44 t de bateria automotiva. Somam-se a esse processo outros números em relação a reciclagem de 19 mil unidades de pneus, 342 t de sucata (o que equivale a 622 carros populares) e, mensalmente, são reciclados 28 mil litros de óleo.
Para todos esses processos, 100% dos resíduos contaminados gerados em nossas concessionárias são destinados para coprocessamento, uma tecnologia que minimiza impactos ambientais que esses materiais causam no meio ambiente.
O Instituto Barigüi também promove uma série de iniciativas relacionadas à educação profissional. Esse Programa abre caminho para jovens, adultos e pessoas com deficiência e cria oportunidades de desenvolvimento profissional na área automotiva, administrativa e de negócios. Os projetos desenvolvidos pelo Instituto Barigüi são ministrados por profissionais com vasta experiência de mercado ou em parceria com o SENAI, para formação na área automotiva, e novos cursos nas áreas administrativa e contábil.
Ao longo dos mais de 10 anos de fundação, o Instituto formou mais de 1.500 alunos.
O Instituto Barigüi atua em 4 áreas específicas:
a) Projeto Ação e Inclusão:- essa ação inclusiva é direcionada às pessoas com deficiência. O curso tem a duração de 1 ano e meio e inclui profissionais com todo o tipo de deficiência.
b) Projeto Rumo Certo:- esse é um programa que abre caminhos para jovens em vulnerabilidade social, situação de desemprego e sem perspectiva profissional. Nesse projeto os jovens são capacitados nas áreas administrativas e contábil.
c) Projeto Nossos Talentos:- os participantes desse projeto recebem curso de formação, acompanhamento individualizado e aprendem sobre o mundo do trabalho com a possibilidade de trabalhar no setor automotivo, com o apoio do Instituto Barigüi.
d) Projeto Segunda Chance:- esse projeto beneficia pessoas com idade entre 18 e 40 anos em situação de rua por conta de rompimento de vínculo familiar e problemas de dependência química e sem perspectiva de futuro. Nesse projeto são oferecidos cursos da área automotiva, com apoio que inclui uma série de ações (benefício e apoio) para os participantes desses cursos.