Programa propõe execução mais certeira de investimentos nos 399 municípios do Estado. Recursos virão de sobras orçamentárias da Assembleia Legislativa. Foto: Guilherme Flores/Casa Civil

O governador Carlos Massa Ratinho Junior e o chefe da Casa Civil, Guto Silva, apresentaram na segunda-feira (12) aos deputados estaduais a estrutura básica do programa Paraná Mais Cidades, que propõe execução mais certeira e direta de investimentos nos 399 municípios do Estado. Ele ainda está em fase de planejamento e o lançamento oficial será no próximo mês.

O programa foi desenvolvido pela Casa Civil e busca utilizar de maneira mais distribuída e estratégica os recursos que serão devolvidos pela Assembleia Legislativa neste ano – tradicionalmente, o Poder Legislativo remete ao Poder Executivo o que sobra da execução orçamentária anual. A participação dos deputados estaduais na construção do programa permite análise mais adequada das necessidades dos prefeitos para potencializar esses investimentos.

O governador Ratinho Junior destacou que o Paraná Mais Cidades é um compromisso de respeito com as diferenças regionais, atendimento aos municípios e participação coletiva nas políticas públicas. “A ideia do programa é levar recursos para mais perto da população, atender aquilo que realmente interessa. A parceria com os deputados e prefeitos pretende identificar o que é prioritário para beneficiar o maior número de pessoas”, afirmou.

Os parlamentares ainda receberam planilhas com os valores dos principais serviços disponibilizados pelo Governo do Estado em seis grandes áreas (Agricultura, Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Segurança Pública, Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, Educação e Esporte, e Infraestrutura e Logística). Cada secretaria encaminhou um contato para centralizar as demandas dos prefeitos e deputados estaduais, com intuito de agilizar os convênios com os municípios.