As marcas cariocas Eva e Reserva, mais a Melissa, criaram coleções para comemorar os cem anos do Gato Félix, o mais surreal dos personagens de desenhos animados, notabilizado também em gibis e tiras de jornais. Sua imagem e também seu universo gráfico povoam jaquetas, sandálias, bolsas e outros acessórios.

O Gato Felix surgiu em 1919, nos Estados Unidos, como desenho do cinema mudo, numa inteligente criação de Otto Messmer e Pat Sullivan. O personagem era muito fantástico para a época: arrancava o rabo para se safar das arapucas, como até mesmo interagia com pontos de exclamação, de interrogação, enfim, com o universo gráfico, além de uma bolsa mágica. Quando fez 90 anos passou a surgir com maior força em brinquedos, objetos decorativos e no mundo fashion.

A novidade do momento é a coleção da feminina Eva, desenvolvida por Priscila Barcelos. São nove itens, entre jaquetas, saias plissadas, t-shirts, shorts e até maiô, com o bichano misturados à clássica estampa de boquinha da marca. A estreia da linha também é o mote para a campanha de doação de ração para cães e gatos, em parceria com o Grupo de Ação, Resgate e Reabilitação Animal. As cinco lojas da Eva servirão como ponto de coleta até o final do mês.

A masculina Reserva, irmã mais velha da Eva, deu início às comemorações do felino no final do ano passado. E conta com a participação especial de três grifes: Jansport com mochila right pack amarela; Vans com quadriculado preto e branco, e a Dickies com calça work pant pintada à mão pelos estilistas da RSV+, em edição limitada e disponível exclusivamente no ecommerce da marca

O gato preto, olhos brancos e de largo sorriso aparece em calçados, bolsas e acessórios da Melissa nas cores icônicas do personagem: amarela e preta, além de alguns modelos no plástico transparente. Nos Clubes Melissa e Mini Melissa, ele está nas linhas adulto – com numeração estendida, Mini e Mel. A sua bolsa mágica ganha versão Melissa, em diferentes cores e formas de usar.