A Galeria de Luz, principal atração de Natal da Prefeitura, será acesa hoje, na rua XV de Novembro. Formada por arcos repletos de lâmpadas coloridas, a Galeria terá um desenho ainda mais impactante que em 2011, quando foi vista por cerca de 700 mil pessoas.

A Galeria de Luz será acesa após a apresentação do espetáculo Sobre Anjos e Luz. Na montagem, ao ar livre, os bailarinos “voarão” sobre o público, com ajuda de cabos de aço.

“É um espetáculo gratuito para que todos os moradores de Curitiba possam celebrar o espírito do Natal e para que mais turistas venham à cidade nesta época que já é bastante procurada por visitantes”, diz o prefeito Luciano Ducci

Em dezembro, 350 mil visitantes são esperados na cidade. “A Galeria de Luz, ao lado dos demais espetáculos desta época, tornou-se um consistente produto turístico para fortalecer Curitiba como a capital do Natal no Brasil”, afirma a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Juliana Vosnika.

Criada pelo artista italiano Valerio Festi, a Galeria de Luz é formada por uma sucessão de arcos, em perspectiva, feitos com 50 mil lâmpadas coloridas. Este ano, o portal de entrada da instalação será mais largo, mais alto e projetado ao céu.

“A estrutura da Galeria é composta por uma sequência de portais luminosos, construídos em perspectiva, seguindo um esquema arquitetônico desenhado originalmente por Leonardo da Vinci”, explica Valerio Festi.

A entrada da Galeria ficará no calçadão da XV de Novembro com Marechal Floriano Peixoto e a ela se estenderá por duas quadras, até a Barão do Rio Branco. Na estreia, será acesa após a apresentação do espetáculo Sobre Anjos e Luz.

O espetáculo acontecerá no calçadão da pracinha do chafariz (em frente à loja C&A). Haverá um palco elevado no centro da praça e tudo acontecerá ao redor e sobre o público.