A Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência fez uma verificação das estruturas da OAB Paraná que no dia 13 de junho receberá o Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Para a presidente da comissão, Berenice Lessa, a seccional avançou bastante em termos de acessibilidade. No entanto, faltam ainda alguns detalhes que precisam ser ajustados antes do evento de caráter nacional, que integra o calendário do Conselho Federal da OAB. A  verificação foi feita também pelas advogadas Solange Filon e Cristiane Kulibaba, integrantes da comissão; pela colaboradora da seccional, Ana Carolina Corrêa; pelo secretário-geral adjunto Alexandre Quadros; pela chefe do gabinete da presidência, Rosane Bronzel; e ainda pela colaboradora Evelin Sales dos Santos, que é cadeirante e pôde apontar as questões de acessibilidade em verificação.


Procurador-Geral do MP de Contas

O atual Procurador-Geral do MP de Contas, Flávio de Azambuja Berti, foi escolhido por eleição realizada entre os demais Procuradores para exercer mais um mandato no biênio 2018-2019. Berti será reconduzido ao cargo de Procurador-Geral, que ocupa desde março de 2016, em cerimônia de posse no dia 12 de abril, às 14 horas, no Plenário do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Durante sua gestão anterior, Berti promoveu uma reforma na estrutura administrativa do órgão ministerial, com o objetivo de otimizar o trabalho dos servidores. Com essa modificação foi possível viabilizar o engajamento de equipes em projetos especiais de atuação pró-ativa, para uma fiscalização mais eficaz da Administração Pública.


APEP se reúne com a vice-governadora do Paraná

O presidente da APEP, Eroulths Cortiano Junior, e a vice-presidente Carolina Schussel estiveram em reunião com a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti. A visita permitiu a aproximação entre a Associação e a futura governadora do Estado, que deve assumir a condução do Executivo no próximo dia 7 de abril, devido o anúncio de desincompatibilização do governador Beto Richa, que vai deixar o cargo para concorrer a uma vaga no Senado nas eleições de 2018. “A vice-governadora Cida Borghetti recebeu muito bem a diretoria da APEP e destacou o respeito que ela tem pela atuação da Procuradoria-Geral do Estado”, afirmou o presidente da APEP, Eroulths Cortiano Junior.


“Tributo às mulheres que inspiram”

O evento Dia da Mulher Advogada no Edifício Maringá, realizado na quarta-feira, 28 de março, marcou as homenagens da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná pelo Mês da Mulher, em decorrência do Dia Internacional da Mulher comemorado em 8 de março. A programação contou com aulas de pilates e yoga , abertura da exposição “Tributo às mulheres que inspiram” e as palestras “Viver com equilíbrio entre corpo e mente” com o médico geriatra Marcos Cabrera , professor e colunista do programa Bom Dia Paraná da RPC e “Mulher na mídia social” com a advogada Alice Bianchini, presidente da ABMCJ/SP, integrante da Comissão Nacional da Mulher Advogada da OAB e autora do livro “Lei Maria da Penha”.


Congresso de Direito Tributário

A APEP vai sortear entre os associados da entidade uma inscrição para o XVII Congresso de Direito Tributário em Questão, que será realizado de 29 de junho a 1º de julho no Hotel Serra Azul, na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. Para participar do sorteio, os associados interessados devem se inscrever até o dia 13 de abril na secretaria da APEP, pelo e-mail secretaria@apep.org.brou pelo telefone (41) 3338-8083. O vencedor será divulgado no dia 16 de abril, sendo que as despesas de viagem e estadia ficam a cargo do contemplado.  A décima sétima edição do congresso promovido pela Fundação Escola Superior de Direito Tributário (FESDT) vai homenagear o professor Marco Aurélio Greco e terá como presidente de honra o professor Paulo de Barros Carvalho. Mais informações sobre o evento pelo site http://www.fesdt.org.br/web2012/evento_det.php?id=55.