As atividades gratuitas promovidas pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) colocaram os curitibanos e curitibinhas para se mexer e sair de frente da televisão no fim de semana. Foram 19 eventos em vários bairros da cidade no sábado (13/4) e domingo (14/4).

O fim de semana também marcou a realização da primeira edição dos Jogos do Piá em 2019. As oficinas e revoada de pipas levaram centenas de crianças, pais e famílias para brincar no Parque dos Peladeiros, ao lado do Centro de Iniciação ao Esporte – Praça Olímpica do Cajuru.

Além das pipas, as crianças brincaram de pião de madeira, bolinhas de gude, carrinhos de rolimã, vôlei e futebol. Os brinquedos inclusivos da Smelj também estavam disponíveis e com apoio da Assessoria de Políticas para Pessoas com Deficiência as crianças puderam brincar na gangorra, balança, tirolesa e skate adaptado.

Além das pipas, os Jogos do Piá, que este ano contam com o patrocínio das marcas Molekinha e Molekinho, vão movimentar a cidade até o mês de novembro. Os Jogos foram idealizados pelo prefeito Rafael Greca para reunir pais, filhos e famílias inteiras para brincar e ocupar os espaços públicos da cidade. Em 2018, 40 mil pessoas participaram das 13 edições, de junho a outubro.

Corrida infantil

No domingo (14/4) pela manhã foi a vez de as crianças participarem da 1ª etapa do Circuito Infantil de Corridas de Rua da Prefeitura. Cerca de 2 mil crianças disputaram a prova no Parque Barigui. A etapa foi patrocinada pela Clinipam.

Os resultados completos das categorias serão divulgados nesta página da Smelj ao longo da semana.

Além da corrida, a Smelj promoveu várias atividades recreativas no Parque Barigui, ao lado do Salão de Atos. O fim de semana também teve etapa do Campeonato Paranaense de Basquetebol no ginásio da Praça Oswaldo Cruz, torneio de beach tênis na Praça Afonso Botelho e os programas Lazer na Rua XV de Novembro, Lazer nas Arcadas e Lazer no Centro Cívico.