Festa das Luzes é incluída no calendário oficial

324

Representantes da comunidade israelita, o prefeito Luciano Ducci e o vereador Emerson Prado (PSDB) reuniram-se, ontem (4), para celebrar a inclusão da Festa das Luzes no calendário oficial da cidade de Curitiba. A lei que possibilita o apoio do município à atividade cultural foi sancionada em junho deste ano. Desde 1986 a comemoração é realizada na praça 29 de março, mas somente agora foi adicionada à lista de eventos tradicionais da capital.

“Esta distinção materializa e pereniza a relação da comunidade israelita com a cidade, que sabe acolher bem a todas as etnias. Somos um povo de paz, que há 5.762 anos vem legando à humanidade os seus valores de ética, justiça e liberdade”, agradeceu Manoel Knopfholz, presidente da Federação Israelita do Paraná.

Luciano Ducci destacou a importância de reconhecer esta atividade cultural como parte integrante do calendário oficial da cidade. “Curitiba é uma cidade acolhedora e nós nos orgulhamos disso. A participação das diversas etnias fez daqui um belo lugar para se viver”, afirmou o prefeito, agradecendo às lideranças a contribuição da comunidade israelita para o desenvolvimento da capital do Paraná.

“Estamos reunidos para compartilhar uma conquista da comunidade israelita, que demonstra a compreensão pelo poder público da importância que esta data possui para todos os judeus. É a história de todo um povo que passa a figurar também na história oficial da cidade”, disse Emerson Prado, autor da proposição que resultou na inclusão do Chanuká no calendário oficial de Curitiba.

Neste ano, a festividade será realizada no dia 20 de dezembro, na mesma praça. Acompanharam o evento Ester Proveller, presidente da Kehila do Paraná; Leon Knopfholz, presidente da B’nai B’rith; Isac Baril, Ilana Lerner e Izhak Polikar, diretores da Federação Israelita do Paraná; os rabinos Pablo Berman (Centro Israelita do Paraná) e Yossef Dubrawsky (Beit Chabad); e o advogado Roland Hasson.