Milhares de flores e plantas ornamentais compõe o cenário no Complexo Expoville

Mais antiga no gênero no Brasil, a Festa das Flores de Joinville (SC) chega em 2018 à sua 80ª edição, entre 13 a 18 de novembro, no Complexo Expoville. Ali serão expostas milhares de orquídeas, flores das mais diferentes espécies e plantas ornamentais, a par de uma programação festiva.

A Festa das Flores, este ano, terá como patrono o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, que é catarinense, para quem a festa, depois de oito décadas, “continua como exemplo de evento que espalha cultura e gera emprego e renda para essa grande cidade”.

Desde a sua criação, em 1936, a Festa das Flores não foi realizada apenas em 1942 e 1943, em virtude da Segunda Guerra Mundial. Hoje, é reconhecida como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do Estado de Santa Catarina e a Festa Oficial do Município de Joinville, por força de leis estadual e municipal.

A cada edição, o evento recebe cerca de cem mil visitantes, vindos de diversos lugares do Brasil e também do exterior. Entre eles, orquidófilos, paisagistas, produtores, colecionadores, aficionados por flores, turistas, além do grande público da região.

A Festa das Flores é realizada pela Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas e pela Prefeitura Municipal de Joinville, através da Secretaria de Cultura e Turismo.