Presidente da FESP, Carlos Eduardo de Athayde Guimarães

A Câmara Municipal de Curitiba homenageou, concedendo o título de Votos de Congratulações e Aplausos, a Fundação de Estudos Sociais do Paraná – Fesp pelos seus 76 anos completados nesse mês de novembro. Com proposição da Vereadora Julieta Reis, a homenagem aconteceu junto a sessão ordinária de quarta-feira (27), contando com a presença dos vereadores da casa.

Representaram a Fesp durante a solenidade o seu atual presidente, Carlos Eduardo de Athayde Guimarães, o diretor administrativo financeiro, Elcio Orlando Calegari, e seu ex-presidente e um dos fundadores da instituição, Pery Suplicy de Almeida. Além destes, também compareceram o presidente da Associação de Professores da Fesp– Aprofesp, ex-professores, professores titulares, presidente da Associação de Funcionários da FESP – Afunfesp, aluno presidente do Diretório Acadêmico Joaquim de Almeida Peixoto – Dajap, aluno presidente do Centro Acadêmico de Direito, e os funcionários mais antigos da instituição. Todos esses agraciados com certificado de honra ao mérito pelos serviços prestados à Fesp e a cidade de Curitiba.

“Quando você oferece o título a uma entidade significa o reconhecimento público, e quando se entrega para alguns funcionários e professores certificado de honra ao mérito através da Câmara, é um reconhecimento ao trabalho realizado e o incentivo para que este trabalho possa continuar cada vez mais e melhor.”

Ex-presidente e um dos fundadores da FESP, Pery Suplicy de Almeida recebe a honra ao mérito

As palavras são da Vereadora Julieta Reis, que em sua fala lembrou da fundação da Fesp em 1937 pelo professor e jurista Oscar Joseph de Plácido e Silva, exaltando sua tradição e sua vocação para a inovação. Segunda instituição mais antiga em educação superior no estado do Paraná, a Fesp agradeceu a homenagem recebida do Legislativo nas palavras de seu presidente, Carlos Eduardo de Athayde Guimarães:

“Vivemos em um mundo em transformação. A Fesp, que já formou mais de 20 mil profissionais, entra em uma nova era inspirada nos modelos internacionais de referência na educação, como é o caso da Finlândia, da Universidade de Harvard e da Florida Christian University (FCU). Todos os parceiros parceiros da FESP se destacam por suas ações inovadoras. É uma honra receber em nome da Fesp esta justa homenagem que nos motiva a construir um novo país por meio da educação.”

Além dos já mencionados, estavam presentes a assessora de Relações Internacionais da prefeitura de Curitiba, Rosane Kupka e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Paulo Salamuni, que elogiou a atuação da instituição nesses 76 anos de existência. Salamuni citou frase atribuída a Monteiro Lobato, também lembrada pela Vereadora Julieta Reis ao finalizar sua entrevista:
“’Uma país se faz com homens e livros’. Livros significa estudar, significa educação. A Fesp é uma instituição que se caracteriza pela qualidade de seus cursos, pelo seu caráter moderno – a exemplo de seu programa de internacionalização. Sendo uma instituição de referência na cidade de Curitiba, nada mais correto do que a Câmara Municipal – que representa através de seus vereadores a população da cidade de Curitiba – fazer esse registro”.