A mostra gratuita e aberta ao público será realizada entre 11 de outubro e 29 de novembro no Memorial Marista em Curitiba (PR)

No mês de celebração do Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, uma mostra inédita sobre peregrinação será realizada em Curitiba (PR), pelo Memorial Marista, unidade da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), em parceria com a Escola Curitiba de Mosaico. A exposição “Caminhos da Fé”, que ocorre de 11 de outubro a 29 de novembro, reúne obras de mosaicistas paranaenses, além de conteúdo interativo, para promover, de maneira artística, a reflexão sobre o ato de caminhar e as transformações que o percurso promove no ser humano.

No Brasil, existem diversos caminhos de peregrinação, entre os mais conhecidos está o “Caminho da Fé”, que deu nome à exposição. O percurso de 715 km se inicia no município de Sertãozinho (SP) e conduz ao Santuário Nacional da Aparecida, em Aparecida (SP). Ao longo do trajeto, que leva em torno de 15 dias para ser concluído, diversas transformações ocorrem com o ato de caminhar. Anualmente, o Santuário Nacional Aparecida recebe em média 12 milhões de fiéis, vindos de diversos países.

“Nosso objetivo é provocar essa discussão sobre o caminhar. A peregrinação é algo que acontece em todas as tradições religiosas e também é pano de fundo dos principais mitos da sociedade. É pelo caminho que conseguimos nos despojar dos nossos problemas, que nos permitimos olhar para o nosso interior e nos redescobrimos. A peregrinação é muito mais uma conexão que você faz consigo mesmo do que o ato de chegar a um determinado lugar”, explica o diretor do Memorial Marista e curador da exposição, Dyógenes Philippsen Araujo.

Ao todo, a mostra temporária apresenta obras de mais de 40 mosaicistas paranaenses, que retratam por meio de sua arte temas religiosos. Os visitantes terão contato com obras de arte, conteúdos produzidos por meio de projeção (video mapping), maquetes, além de uma experiência interativa com o próprio cenário construído para acolher a mostra. Entre os destaques está um mural onde as pessoas poderão colocar, por meio de fitas de promessas, preces, desejos ou testemunho para Nossa Senhora Aparecida.

“A reflexão sobre a temática se inicia com um texto da curadoria e segue pela própria cenografia que foi criada. Teremos elementos gráficos, coloridos, que compõem a exposição, e comunicam esse nosso objetivo. Já os mosaicos possuem diversas técnicas, alguns trabalham com vidro, outros com pastilha, outros com azulejo, outros com materiais de reuso, cada artista deu a sua personalidade ao trabalho”, complementa Araujo.

Projeto coletivo

O curador da exposição explica que essas obras são um fragmento de um projeto nacional. Os mosaicos da mostra, serão, mais tarde, instalados no próprio Caminho da Fé, junto com obras de mosaicistas de outros estados, servindo como sinalização e apoio aos milhares de peregrinos que percorrem o trajeto. A ideia coletiva, batizada de “Arte no Caminho”, é do artista Nico Ferrera, que tem percorrido ateliês e associações para convidar voluntários a participarem. No Paraná, o projeto foi acolhido pela Escola Curitiba de Mosaico, que funcionou como espaço para desenvolvimento das obras.

Serviço:

Exposição “Caminhos da Fé”
Data:
de 11 de outubro a 29 de novembro de 2019 [de terça a sexta-feira].
Horário:
das 9h às 17h.
Local:
Memorial Marista.
Endereço:
Avenida Senador Salgado Filho, 1651 – Guabirotuba.
Mais informações:
marista.org.br.