Estado autoriza pagamento extra de R$ 20 milhões às escolas

340

O Governo do Paraná autorizou nesta terça-feira (21) o pagamento de cota extra do Fundo Rotativo para todas as escolas estaduais, totalizando R$ 20 milhões, montante que será utilizado para melhorias no início do ano letivo de 2020. O repasse foi anunciado pelo vice-governador Darci Piana, e o secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder, durante a abertura do Seminário Aprendizagem em Foco 2020, evento formativo da secretaria que reúne, até o dia 31, todos os diretores escolares do Estado.

“Conseguimos junto ao Governo e à Secretaria da Fazenda um recurso extra que vai chegar a todas as escolas antes do início das aulas”, disse Feder. Segundo ele, o mais importante é que o diretor tem autonomia para decidir em qual área deve investir o dinheiro, se deve investir na cozinha, na biblioteca, na quadra, de acordo com a necessidade de cada escola.

O vice-governador destacou que a cota extra é um reforço financeiro importante para auxiliar a preparação das instituições para a recepção de mais de um milhão de alunos a partir do dia 5 de fevereiro.

“Queremos receber bem nossos estudantes, para que eles sintam que a escola melhorou e se entusiasmem”, disse Piana, destacando o trabalho coletivo de todos os profissionais da educação que já estão nas escolas organizando tudo para o início das aulas.

Outra novidade anunciada foi a ampliação do programa Mais Aprendizagem, beneficiando alunos de 1,3 mil escolas estaduais em 2020. A iniciativa oferece atividades no contraturno, possibilitando ao estudante mais tempo na escola e reforço na aprendizagem. O objetivo é fazer com que o aluno cumpra sua trajetória escolar com o aprendizado esperado para cada série e no tempo previsto.

Com informações da assessoria