A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), promoveu ontem, no Cietep, um encontro entre 50 empresários paranaenses e Jan Grabkowski, prefeito de Poznan, na Polônia

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), promoveu ontem, no Cietep, um encontro entre 50 empresários paranaenses e Jan Grabkowski, prefeito de Poznan, na Polônia. Grabkowski veio ao Paraná divulgar a Feira Internacional de Poznan (MTP), maior centro de exposição multisetorial na Polônia, na Europa Central e Leste Europeu.
Segundo o prefeito, na MTP, são realizados cerca de 60 eventos por ano de diversos setores. Os eventos atraem todos os anos, em média, 11.500 expositores de 3 mil empresas de 60 países, sendo a maioria (75%) da União Européia. “Nos eventos, os empresários têm a oportunidade de conhecer de modo complexo a indústria polaca e da União Européia”, disse o prefeito.
No encontro, Grabkowski destacou que a Polônia pode ser a porta de entrada para os produtos paranaense na União Européia. Ano passado, os produtos do Paraná mais exportados para a Polônia foram café, medicamentos, painéis, preparações alimentícias e conservas de peru, carvão vegetal, peças para máquinas, freios e peças para tratores e veículos automotivos, doces, madeiras, carnes, papéis, granitos, fumo, suco de laranja e grãos de soja.
O encontro foi promovido em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresarias do Estado do Paraná (Faciap) e Prefeitura de São José dos Pinhais. “A idéia é estimular a aproximação dos empresários do Paraná com o mercado internacional”, destacou o presidente da Faciap e coordenador do Conselho Temático de Comércio Exterior da Fiep, Ardisson Naim Akel.