Empreendedores brasileiros apostam no “mercado da saudade” para faturar nos Estados Unidos. Este nicho de mercado  surgiu para suprir a falta que alguns produtos e serviços nacionais fazem para quem vai morar noutro país. E público não falta. Em 2016, por  exemplo, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) estimava mais  de 3 milhões de brasileiros vivendo  fora do Brasil.

Para empreendedores, o insight é enxergar oportunidade no saudosismo e investir no que desperte memória afetiva e atenda a saudade dos conterrâneos. Mundo a fora já são mais de 20 mil micro e pequenos empreendedores brasileiros formais, de acordo com levantamento mais recente do MRE.

A maior parte deles, 9 mil, se concentra nos Estados Unidos. O país norte americano é seguido de  Japão, com 1,5 mil, e a França, com 1.320.

O levantamento do Itamaraty contabilizou os micro e pequenos empreendedores formais, mas  há muitos outros que não entraram na estatística. Apenas nos Estados Unidos, a estimativa  é que 48,3 mil brasileiros desenvolvam atividades autônomas informais. Mais brasileiros  empreendedores, mais produtos brasileiros no conhecido ‘mercado da saudade’ – que movimentou  US$ 50 milhões de dólares em 2017 e aumentou a exportação direta do Brasil aos  EUA de produtos como pão de queijo, açaí ou cachaça em 77% em 2016, segundo  a Apex. Estados Unidos e Canadá são os principais destinos de produtos brasileiros no mundo.

Para atender a esta demanda de novos empreendedores globais, um grupo de brasileiros fundou em Miami, Flórida, um instituto de negócios, o Global Business Institute (GBI), focado em auxiliar em todas as etapas quem vai empreender internacionalmente. Em tempos de tendência  da internacionalização de produtos nativos como açaí e tapioca, por exemplo, os especialistas alertam para a importância do investimento assertivo na hora de apostar no nicho “da saudade” no mercado exterior.

“Quando um brasileiro vai para outro país, querer transformar a saudade da terra natal em negócio  não significa garantia de sucesso. Mas, sem dúvida, pode ser muito mais assertivo se o empreendedor se apegar à alguns passos fundamentais orientados por profissionais globais que lidam com este mercado. Tem que haver um planejamento para cada tipo de iniciativa”,  afirma Manoel Suhet, CEO do GBI.

Entre as ponderações do time de especialistas que compõe o hub de negócios está a necessidade  de se adaptar à legislação local de onde o empresário pretende investir. “Cada país tem sua especificidade. Principalmente no setor alimentício – que é um dos mais promissores no mercado da saudade –, nos EUA, por exemplo, as regras são muito específicas e devem ser respeitadas para que o empreendimento tenha todas  as licenças necessárias para estar em pleno funcionamento. Ter uma consultoria para  avaliar todos esses pontos é fundamental”, acrescenta Suhet.

Inspirar premiada pela sexta vez

Pela sexta vez a Faculdade Inspirar recebe o Prêmio Pequenas Empresas & Grandes Negócios, da Editora Globo, com a cotação 5 estrelas no ranking das melhores franquias do Brasil!

A conquista é fruto do resultado de uma pesquisa feita pela Serasa Experian, que avalia a satisfação dos franqueados, ou seja, dos que investiram na marca.

O prêmio foi entregue em São Paulo ontem com a presença do presidente do Grupo Inspirar, Esperidião Elias Aquim; do vice-presidente de franchising, Ricardo Carneiro; e do diretor da unidade São Paulo – Santo Amaro, Philipe Aquim. A faculdade, que nasceu em Curitiba, já lançou mais de quatro mil cursos de extensão e pós-graduação promovidos nestes 20 anos de trajetória, e mais de 25 mil alunos formados. Está presente em 18 estados, com 25 unidades, em todas as regiões do país. A primeira franquia abriu em 2011, e cresceu rápido. Em 2017 a Rede faturou 20 milhões, em 2018 foi R$ 25 milhões e, este ano, a previsão é fechar com 36 milhões de faturamento.

Parceria S.C.A  e  Construtora Laguna

A S.C.A acaba de ampliar sua parceria com a Construtora e Incorporadora Laguna. Agora, além de ficar responsável pelo decorado no estande de vendas do empreendimento Almáa Cabral, a S.C.A. Curitiba também fará o decorado no estande de vendas do Mai Terraces – com entrega prevista para 2022 – e o apartamento decorado do ROC que ficará em exposição no próprio empreendimento, a partir de sua inauguração, em 2020.

A decisão aconteceu após uma visita de Gabriel Raad, diretor geral da Laguna, ao show room da loja. “Fiquei surpreso com a qualidade e a tecnologia empregados nos produtos. Percebi que a marca está alinhada com os conceitos da Laguna: tecnologia, design, inovação e conforto”, conta Gabriel que destaca a aplicação de materiais, como as pedras naturais, e a automação das peças.

Para Leandro Lorca, proprietário da S.C.A Curitiba, a parceria reúne a força de uma empresa que se destaca pela arquitetura autoral, inovação e solidez como a Laguna, com produtos de alto padrão, como a S.C.A. “Para nós é um privilégio ter uma empresa como a Laguna em nossa cidade, e privilégio maior ainda me tornar parceiro. Nosso público tem anseios muito parecidos, com alto grau de exigência. A intenção é estreitar ainda mais a relação e avançar em outras negociações junto a Construtora”, adianta Leandro.

Sleepy Store inaugura revenda  Simmons

A Sleepy Store, primeira loja exclusiva da marca de colchões Simmons em Curitiba apresentou na semana passada  a nova loja para arquitetos e imprensa  no Jockey Plaza Shopping. O evento contou com a presença  do CEO da Simmons no Brasil, Edson Ayub e um Worshop especial sobre como criar atmosferas diferentes a partir da iluminação com o Arquiteto Lighting Designer Ugo Nitzsche. Conhecida pela alta tecnologia, inovação e design arrojado, a Simmons é referência no segmento e reconhecida como uma das melhores fabricantes do mundo.

“Nosso objetivo é transformar o sono em um momento realmente especial, com mais conforto, qualidade de vida e luxo”, conta o proprietário da loja, Álvaro Vazques. Entre os destaques estão os colchões das linhas Beauty Sleep – feito em fios finos de seda e muita maciez – Elegance – em malha importada e cadarços exclusivos – e Beauty Rest – feito com fibra de bambu. A ideia é oferecer uma experiência de compra para o consumidor, com consultores bem treinados e capacitados para orientar sobre as características de cada colchão. “Nosso atendimento é de concierge, e o trabalho é de envolvimento e entrega de um produto excelente”, finaliza Vazques.

As marcas de preferência do público

Curitiba conheceu na semana passada  os vencedores da 10ª edição do Prêmio Impar, realizada pelo Grupo RIC em parceria com o IBOPE Inteligência. Estiveram presentes no evento o vice-governador do Estado do Paraná, Darci Piana; o presidente da assembleia legislativa do Paraná (ALEP), Ademar Traiano; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo; presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Gláucio José Geara; presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR), Eduardo Jaime Martins. As marcas não apenas lembradas, mas preferidas pelo público local, em 26 categorias foram: Banco: Caixa Econômica Federal,Clínica Odontológica: Odonto Excellence,Colégio Particular: Bom Jesus, Construtora de Imóveis: THÁ, Cooperativa de Agronegócio: Coamo, Cooperativa de Crédito: Sicredi, Ensino à Distância: Uninter, Ensino de Capacitação Faculdade: Senai, Universidade Particular: PUCPR, Farmácia: Nissei, Hotel: Bourbon,Imobiliária: Apolar Imóveis, Joalheria: Prata Fina,Ótica: Ponto de Visão, Loja de Calçados: Andaraki, Loja de Material de  Loja de Móveis e Decoração: Aliança e Móveis Campo Largo,  Loja de Tintas: Verginia, Operadora de Telefonia: TIM, Perfume e Cosméticos Regionais: O Boticário, Plano de Saúde: UNIMED Curitiba, Restaurante: Madalosso, Revenda de Automóveis: Servopa e CCV, Revenda de Moto: Cabral Motos, Shopping Center: Shopping Palladium e  Supermercado: Condor.

Grupo catarinense expande no  Paraná

O Grupo Soma Sul, que atua no ramo de codificação industrial e equipamentos de inspeção de alimentos na agroindústria, está celebrando 20 anos de mercado  com faturamento recorde e previsão de crescimento. A empresa foi fundada em Chapecó (SC) em 1999, quando a automação ainda dava  os seus primeiros passos no Brasil. “Na época, muitos cursos de automação nas  faculdades brasileiras ainda estavam sendo criados e era tudo novidade. Iniciamos asparcerias com empresas que estavam atuando fortemente no exterior e trouxemos lançamentos exclusivos para o país”, afirma Gustavo Martins, sócio-fundador da Soma Sul.

Nos primeiros anos, a empresa funcionava com cerca de cinco funcionários e o primeiro produto comercializado no Brasil foi o destinado à codificação de embalagens.

Logo depois, vieram as máquinas para inspeção de alimentos com a parceria da inglesa Loma Systems, como os detectores de metais em carnes e os equipamentos de raio-X, que atingem todos os tipos de produtos alimentícios e até farmacêuticos. E, em 2012 a empresa tornou-se Grupo, com a abertura da Soma Sul Equipamentos.

“O mercado brasileiro não tinha ideia das tecnologias existentes para o controle da qualidade dos produtos industrializados até a chegada da Loma no Brasil. E trazer esta novidade fez a Soma Sul se tornar referência em inovação”, explica o sócio e CEO da Soma Sul, Gilberto Dick.

Hoje, a Soma Sul conta com mais de 80 funcionários em cinco unidades instaladas na cidades de Chapecó (SC), São Leopoldo (RS), Toledo , Maringá  e Curitiba IBEF PR realiza evento de networking

O Instituto Brasileiro de Finanças (IBEF PR) realizará a 6ª edição do CFO Night na próxima quinta-feira (4), em Curitiba. O evento de networking vai reunir CEOs e CFOs de diferentes empresas com sede no Paraná, a partir das 19h30, no Carmina Bistrô e Bar. “O objetivo da iniciativa é fomentar o networking de maneira mais descontraída. O evento terá um ambiente propício para o desenvolvimento de novos negócios, mas também para confraternização”, destaca o presidente do IBEF PR, Claudio Enrique Lubascher. O investimento individual é de R$ 130,00 e as inscrições estão disponíveis em https://www.ibefpr.com.br/evento_det.php?cod=123. O CFO Night recebe apoio dos patrocinadores de gestão do IBEF PR, Universidade Positivo, Banco Alfa, PwC Brasil e Gaia, Silva, Gaede & Associados.

Estímulo ao turismo gastronômico

Até dia 28 de julho, acontece a 7ª edição do Festival de Lazer e Gastronomia Rotas do Pinhão,  na Região Metropolitana de Curitiba.  Ao todo dez municípios do entorno da capital participam do evento:  Araucária, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Campo Magro, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Piraquara, Quatro Barras, São José dos Pinhais e Tijucas do Sul. São 19 estabelecimentos entre restaurantes, hotéis e pousadas que, além dos deliciosos pratos do Festival, promovem o “day use”, ou seja, o participante poderá desfrutar de um dia agradável  e inesquecível juntamente com familiares e amigos, onde poderá apreciar as belezas naturais da Região Metropolitana de Curitiba. O Festival é promovido pela Agência de Desenvolvimento Turístico da Região Rotas do Pinhão (Curitiba e Região Metropolitana) – ADETUR, que nesta edição decidiu incluir uma distribuição de brindes através do Cartão Sorteio. É só preencher os dados e colar os adesivos no cartão fornecido pelos restaurantes, o que dará direito a participar do grande sorteio ao final do Festival. A Unidade Mercês fica

Rua Padre Agostinho, 649 e a  Unidade Novo Mundo na Rua Aleixo Skraba, 114

Criadas 100 Empresas Simples em 2 meses 

Em dois meses, já foram abertas quase uma centena de Empresas Simples de Crédito (ESC) em todo o país, segundo balanço apresentado pelo Sebrae durante o 6º Seminário Pense nas Pequenas Primeiro, realizado nesta quarta-feira (26) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O evento contou com a participação de especialistas, representantes do governo e do setor produtivo, que debateram os caminhos a serem tomados pelas micro e pequenas empresas para alavancar a economia. O seminário, que teve apoio do Sebrae, também tratou sobre crédito e as novas tecnologias que estão entrando no mercado para oferecer novas oportunidades para os pequenos negócios.

Na sua apresentação, o gerente de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Ronaldo Pozza falou sobre as finanças de proximidade e novas tecnologias, importante instrumentos para estimular e fomentar a concorrência e competitividade de acesso a crédito aos pequenos negócios, a exemplo das cooperativas de crédito e, há dois meses, pelas Empresas Simples de Crédito.

Serviços de infraestrutura  cresce em 2019

A demanda por serviços voltados à infraestrutura deve obter um crescimento neste ano, segundo o Boletim de Mercado da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema). O consumo de energia elétrica deve subir mais de 5%, o de serviços de transporte, 1,2%, e o de serviços de telecomunicações, 1,4%.

O informativo da Sobratema, elaborado pela Ex Ante Consultoria Econômica, mostra que essa expansão, contudo, não será suficiente para o setor voltar aos níveis de operação em 2014, quando obteve-se recorde nessa atividade.

O Boletim de Mercado da Sobratema também apresenta informações e dados da indústria de máquinas e equipamentos, cuja expectativa é a continuidade de sua recuperação neste ano tanto em termos de produção como de comercialização. No caso do emprego, a estimativa também é de uma retomada. No acumulado no primeiro trimestre de 2019, o emprego teve crescimento de 10,3%.