Empatia é o foco de ações educativas na Semana Nacional do Trânsito

394
Foto: Valdecir Galor/SMCS

Empatia e respeito no trânsito é o conceito a partir do qual estão sendo desenvolvidas diversas ações encabeçadas pela Prefeitura de Curitiba. As orientações serão reforçadas com um novo personagem, o Tiba, lançado oficialmente na abertura da Semana Nacional do Trânsito (SNT), nesta quarta-feira (18/9), no Parque Barigui.

“A ideia é que todo mundo se una na conscientização de que a obediência às leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é do interesse de quem está andando na rua, de quem está conduzindo e também das famílias de todos os que estão andando na rua ou conduzindo”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

O prefeito destacou que as ações educativas promovidas na cidade ao longo de todo o ano, e intensificadas neste mês de setembro, têm o intuito de evitar acidentes de trânsito que continuam provocando a morte de milhares de brasileiros.

A administração municipal já investiu R$ 61 milhões em segurança viária neste ano e reforçou as atividades coordenadas pela Escola Pública de Trânsito (EPTran).

A solenidade também marcou o lançamento oficial do programa Trânsito Para Todos, voltado à inclusão e cujas atividades estão acontecendo pela cidade.

Até o fim do mês, ações educativas com os integrantes do Comitê Trânsito Seguro também serão desenvolvidas pela cidade.

Toda a solenidade foi comunicada pela Língua Brasileira de Sinais (Libras) pelo guarda municipal Adriano de Souza Pereira e por um representante da Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (Feneis) e teve a participação de diversos representantes das associações e institutos de pessoas com deficiência.

Prestigiaram a cerimônia o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o diretor-geral do Detran Paraná, coronel César Vinícius Kogut; o superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Paraná, Ismael Oliveira; o delegado da Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran), Leonardo Carneiro; o tenente-coronel do Batalhão de Trânsito da PM, Nasson Polack; o vice-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, Mauro Gil; a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila; o diretor da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior; a secretária de Educação e Cultura de Pato Branco, Heloí Aparecida De Carli; a assessora dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes; representantes de motoclubes e da sociedade, envolvidos com o trânsito.