A 47ª edição da Expoleite, principal feira de pecuária leiteira da região, teve início na noite da ultima quarta (24/07) em Arapoti (PR). A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades políticas, produtores rurais, associados e representantes das cooperativas Frísia e Castrolanda.

O diretor-presidente do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, Natalino Avance de Souza, que também estava representando o governador do Paraná, Ratinho Júnior, e o secretário de Agricultura, Norberto Ortigara, deu início à abertura da feira e destacou a importância da produção leiteira para o cenário estadual. “Sem dúvida, o leite tem sido a atividade mais expressiva do agronegócio paranaense da última década. Estamos engajados com o fortalecimento e desenvolvimento da cadeia leiteira e reconhecemos a Expoleite como um evento técnico primordial para a área”, ressaltou.

Para a prefeita de Arapoti, Nerilda Penna, a Capal desempenha um papel essencial não apenas para o município de Arapoti, mas para todo o Brasil. “A cooperativa está entre as maiores do País e seus cooperados são responsáveis por produzir alimentos que chegam às mesas das famílias brasileiras”, salientou.

O presidente-executivo da Capal, Adilson Fuga, ressaltou a qualidade genética do gado leiteiro da região. “Todos os anos contamos com mais animais expostos e com qualidade genética superior a do ano anterior. Trazemos para a Expoleite o que há de melhor na genética bovina do leite, o resultado de um trabalho constante entre a cooperativa e os cooperados”, destacou.

O presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Erik Bosch, destacou a tradição da feira para a história do município. Ele lembrou que exposições de gado acontecem desde os anos 1960 em Arapoti, mas o formato que a Expoleite possui hoje foi desenvolvido apenas nos anos 2000. “Já cogitamos, em diversas ocasiões, a possibilidade de acabar com a feira, mas percebemos que faltaria algo na essência de Arapoti, e é por isso que decidimos que ainda teremos a Expoleite por muito tempo, com uma edição melhor a cada ano”, afirmou.

Estiveram presentes também o presidente da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Renato Greidanus, o presidente da Castrolanda Cooperativa Agroindustrial, Frans Borg, o presidente da Câmara de Arapoti, Marineo Ferreira, e o promotor de justiça, Esdras Soares Vilas Boas Ribeiro.

A feira, que deve receber 20 mil visitantes, conta com cerca de 60 expositores que apresentam os avanços tecnológicos no setor, além de promover palestras dedicadas à difusão de conhecimento sobre pecuária leiteira e suinícola. Promovida pela Capal, o evento gratuito acontece no Parque de Exposições da cooperativa e segue até o dia 27 de julho, com a apresentação do Clube de Bezerras e Exposição de Flores.
Com informações e foto da Imprensa Capal