Dezesseis marcas – Poesy Bijoux, Rodrigo Alarcón, Tatiana Gravina, Cecília Ghilardi, Sharoni Aizental, Martti, Renata Romanó, Luciá Consalter, Colares Flor de Pano, Sig Roeder, Aurea Design Lab, LiMerxi Art, VLuxo, Ellen Piragine, Sassi Design e Helosilvia – participam da quinta edição do Joiarte, salão de acessórios que pela primeira vez acontece no Design Center, tradicional ponto de encontro de artistas e designers de Curitiba. Será nos dias 16 e 17 próximos.
O salão oferece opções de upciclyng como Colares Flor de Pano e o trabalho com reaproveitamento de madeira de Ellen Piragine; peças com aspecto escultórico, como as da artista Luciá Consalter e da LiMerxi e joias em mosaicos Helosilvia; marcas com viés social, como a VLuxo, que dá oportunidade às mulheres em situação de risco; ideias originais, como as joias que eternizam flores da Sassi e da Poesy Bijoux; novas propostas com cerâmica, como Aurea Design Lab e Martti. Há ainda a joalheria autoral. feita com materiais preciosos e semi-preciosos, de Rodrigo Alarcón, Sharoni Aizental, Cecilia Ghilardi, Sig Roeder e de Renata Romanó.
“A produção das marcas participantes segue invariavelmente o conceito slow”, explica Tatiana Gravina, idealizadora do Joiarte e precursora em Curitiba da técnica da cerâmica plástica, material que deixa pouco resíduo e que possibilita a criação de peças únicas moldadas à mão. Portanto, para participar das três edições anuais do salão, são critérios essenciais a intervenção manual, o design autoral e a preocupação com a sustentabilidade.
Além da mostra e venda, na sexta-feira, dia 16, às 17h30 haverá um bate-papo gratuito e interativo com as consultoras Anna Paula Rosendo, Renata Franco e Silvia Saletti sobre o uso de acessórios. E, no sábado, às 17h, haverá performance com roupas da estilista Ana Silvia com a participação das modelos da Associação Amigas da Mama.