Décor contemporâneo para a cama e o quarto: confira as dicas da decoradora Yara Mendes

1653
Quarto de Yara Mendes para a vitrine Artefacto Curitiba, com colcha e porta-travesseiros Minute e manta Enrico da Trousseau: cama como ponto focal do ambiente
Crédito: Gustavo Sguissardi

A decoradora, que atualizou sua vitrine na Artefacto Curitiba para a apresentação na última semana da coleção de tecidos e papéis de parede Manifesto Mata Atlântica na prestigiada loja de mobiliário e decoração no Batel, dá dicas-chaves para arrumar uma cama elegante, confortável e muito atual, em sintonia com as tendências e o ritmo de vida moderno. Para a renovação de seu ambiente na Artefacto, ela escolheu novamente peças de enxoval da Trousseau, disponíveis na loja da marca no Pátio Batel.

 Uma decoração tendendo para o minimalismo, com elementos centrais bem escolhidos e bastante refinados, é uma forte opção na decoração na atualidade, que traz para o quarto harmonia, organização e conforto com muita beleza e praticidade. Tais tendências se refletem na forma de arrumar a cama. Com modelos cada vez mais bonitos e cheios de design, esta peça se apresenta como um ponto focal do quarto, e pede um enxoval sofisticado e contemporâneo, com tecidos, cores e texturas valorizados e em diálogo com o conjunto do ambiente.

Conforme orienta a decoradora Yara Mendes, criar pontos de diálogo entre a roupa de

A decoradora Yara Mendes com a gerente da Trousseau Pátio Batel, Ana Paula Balardini: camas contemporâneas são elegantes, práticas e refinadas, aconchegantes porém sem exageros de volume
Crédito: Divulgação

cama e os diversos elementos de decoração do quarto é uma forma de trazer sofisticação com personalidade e requinte ao espaço.

“Sempre que tiver um link da cor do quarto, e dentro do estilo também, vale apostar nesta escolha. É importante perceber os tons do ambiente, utilizando a cama para que faça esta coordenação entre as tonalidades que decoram o espaço”, assinala Yara Mendes. “Aqui no quarto da Artefacto, com a introdução da coleção Manifesto Mata Atlântica, estabeleci o link combinando as almofadas da cama com o papel de parede que escolhi para o ambiente”, aponta.

As almofadas, cheias de vida e elegância, se harmonizam com o sofisticado enxoval de cama selecionado por Yara Mendes para este novo momento do projeto, novamente da Trousseau. “Escolhi a colcha e os portas-travesseiros Minute, no tom grafite, a manta em tricô Enrico, na cor cinza. Eu indico muito a Trousseau, por causa da qualidade, tanto nas toalhas quanto nas roupas de cama e peças de lifestyle”, aponta a decoradora.

tendências

A opção pela colcha em matelassê da coleção Minute da Trousseau, em um tom mais escuro, conforme Yara Mendes, valoriza os demais elementos. “No quarto claro, quando você põe uma colcha escura, além da praticidade, isso proporciona mais destaque para o restante do ambiente, com muita beleza”, sugere.

A cama aconchegante contemporânea nem sempre precisa ser volumosa. “É possível obter uma cama aconchegante com a sobreposição de travesseiros”, soluciona Yara Mendes. “Hoje, os quartos não estão tão grandes para ter muito volume de colcha. O prático de colchas como esta que escolhi da Trousseau é que, mesmo com o matelassê, elas são fininhas, com algodão e seda maravilhosos. Não fazem volume e fica bonito”, considera.“Não é tão cômodo andar no quarto com uma colcha caída, por exemplo. O que as pessoas procuram atualmente é uma colcha leve, que possa ser esticada todo dia sem ficar cansativo, que possa ser dobrada e guardada sem fazer muito volume”, nota.

Outro ponto que realça o acolhimento do ambiente com atualidade é a opção por peças de tricô e crochê. “O tricô tem o aconchego do artesanal. Pode ser usado na manta, no travesseiro, nas almofadas”, propõe. “O tricô e o crochê estão muito em voga por isto: fazem uma chamada diferenciada, não têm um apelo tão industrial. Chamam sempre para uma ideia de aconchego do lar.”

BOX

  • passos para decorar o quarto
  1. O espaço é o principal: ter um layout que responda ao seu conforto.
  2. Áreas de circulação: não adianta ter muitos móveis em um espaço que não comporta, você vai ter dificuldade para transitar; é importante sempre deixar um bom espaço de trânsito.
  3. Estilo de vida: o projeto deve observar também os hábitos das pessoas que vão usar o espaço, por exemplo, se for um casal – costuma ver tevê, ler na cama, isso tudo é importante; se for um jovem, estuda no quarto, gosta de jogos eletrônicos, assiste tevê.
  4. Iluminação: pensar um projeto que tenha cenas de luz para diversos momentos, leitura, para dormir, para levantar à noite.
  5. Móvel de apoio: outro aspecto importante é ter um espaço como uma peseira (tipo de banco colocado ao final da cama) ou um baú, quando há espaço, porque as pessoas dobram a colcha e deixam ali.
  6. Roupa de cama: é um requinte, as pessoas devem se permitir escolher bem, porque não adianta ter vários acessórios de luxo no quarto se, quando você for deitar, o lençol não for de qualidade; esta roupa de cama interna é muito importante.