Várias fabricantes de grande porte no Japão tiveram queda drástica no lucro operacional no último trimestre em razão de menor demanda em meio à desaceleração do crescimento econômico na China.

A fabricante de câmeras Canon divulgou redução de 56% no trimestre de abril a junho, em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo a empresa, as vendas de câmeras digitais foram menores com a demanda enfraquecida na China.

Além disso, executivos da Canon rebaixaram a projeção anual de negócios, antevista como queda de pouco mais de 20%. Agora a expectativa é de que o lucro operacional despenque mais de 37%.

A fabricante de componentes eletroeletrônicos Nidec anunciou queda de 38,8%. Explicou que o declínio na expansão da economia chinesa afetou as vendas de vários produtos, incluindo motores industriais.

Já a Omron, que fabrica produtos eletrônicos, informou forte queda — superior a 41%. Dirigentes da empresa relatam redução dos embarques de produtos para fábricas à medida que empresas na China diminuem investimentos em bens de capital.