turismo

Barco da Amazon revela os segredos da selva em cinco dias
Barco da Amazon revela os segredos da selva em cinco dias

Um cruzeiro fluvial pelo Amazonas para celebrar o Ano Novo: esta é a proposta da Amazon Santana Exclusive Cruises, empresa brasileira com sede em Manaus e que há duas décadas se dedica a desvendar os segredos da floresta. O roteiro, de cinco dias em iate de luxo, inicia 29 de dezembro e vai até 2 de janeiro de 2016. Um dos primeiros pontos de parada é o Parque das Anavilhas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo. Ao anoitecer, passeio de canoa.
No segundo dia, ao chegar à cidade de Novo Airão, o ponto alto é a interação com os botos cor-de-rosa que estão constantemente na área. Para aproveitar o belo rio Negro, atividades náuticas e de mergulho. Na véspera do Ano Novo o porto é a praia do Tupé, um pequeno paraíso de tranquilidade onde só é possível chegar de barco.
Nesse dia, há dois passeios interessantes: um à aldeia indígena Dessana, onde toda a tradição da tribo será apresentada pelo seu próprio cacique; o segundo é um tour pelo museu do Seringal, que fala sobre a epopeia da borracha no norte do país. À noite, uma ceia proporcionada por um chef local, uma festa animada por DJ a bordo e queima de fogos na praia de Ponta Negra.
O primeiro dia de 2016 começa com o famoso Encontro das Águas, momento da confluência entre dos rios Negro e Solimões e segue com visitas ao Parque Ecológico de Janauary e ao Mercado do Artesanato Cabocla e jantar na praia. A jornada termina com city tour em Manaus e traslado até o aeroporto.
O preço por pessoa para grupo de 12 é de R$ 3.950 (sem aéreo) e inclui: hospedagem em suíte dupla com ar-condicionado, todas as refeições e bebidas à vontade (refrigerantes, sucos regionais, cervejas, caipirinhas), uma garrafa de Chandon mais uma de vinho por pessoa para a festa do Ano Nov0, todas as atividades (caiaque, esqui náutico, passeios na selva, museus); city-tour em Manaus, guia profissional a bordo, amenities Natura; cestinha de boas-vindas na cabine; um lembrança típica da região, lancha à disposição e traslados. Informações: jb.gillot@amazonsantana.com.

Natal e Réveillon nos Mabu de Foz

Salões do Mabu Thermas Grand Resort: decoração especial para as festas
Salões do Mabu Thermas Grand Resort: decoração especial para as festas

Os dois hotéis da rede Mabu em Foz do Iguaçu – Mabu Thermas Grand Resort e Mabu Interludium Iguassu Convention – estão com pacotes de hospedagem para o Natal e o Réveillon, com programação especial.
No Thermas Grand Resort, no Natal, haverá visita do Papai Noel, jantar com música ao vivo, entrega de presentes e diversas atividades para a família durante todo o dia. Já o “Grand Réveillon Mabu 2016”, começa com brinde de espumante, ceia especial, jantares temáticos, música ao vivo e muitas atrações.
Além disso, os hóspedes poderão usufruir de um complexo de lazer e diversão com atividades para todas as idades e contato com a natureza. É possível, por exemplo, aproveitar o spa para tratamentos e terapias relaxantes e revigorantes, descansar nas piscinas e praia termal e experimentar diferentes pratos da alta gastronomia nos restaurantes do resort. Para as crianças o grande atrativo é a área de lazer do Sítio do Picapau Amarelo.
Para o Natal, o Interludium Iguassu Convention terá ceia com cardápio especial e, para a virada do ano, jantar e a festa “Noite do Branco”, a partir das 21h, animados com banda-show. Os lugares são limitados; preços e demais informações estão em hoteismabu.com.br.

Um passeio pelo bosque petrificado

Um dos exemplares do bosque petrificado da Patagônia Argentina
Um dos exemplares do bosque petrificado da Patagônia Argentina

A caminho de Chaltén (a capital argentina do trekking), na região do Lago Argentino, do rio Santa Cruz e do rio La Leona – e com uma vista panorâmica da Cordilheira dos Andes, incluindo o cerro Fitz Roy – há um bosque com fósseis e troncos e árvores totalmente cobertos por cinzas há mais de 150 milhões de anos. Trata-se de uma das paisagens mais impactantes de El Calafate. Para quem gosta de viagens que incluem fazer caminhadas e conhecer parte da pré-história, esta é uma oportunidade de satisfazer os dois interesses na mesma experiência.
A proposta é passar um dia inteiro de aventura no bosque na companhia de guias especializados, apreciando um cenário único. As árvores e os troncos totalmente cobertos por restos vulcânicos dividem a cena com a vegetação viva atual. A “porta” de acesso ao bosque é o centro de infraestrutura para o turismo La Leona, que no passado funcionava como entreposto de compras para os habitantes da região.
O trekking dura aproximadamente três horas, por um terreno onde o vento e a água provocaram a erosão que deixou à mostra uma grande quantidade de troncos petrificados com até 1,20 m de diâmetro, além de fósseis de vários tipos de dinossauros, representantes de épocas em que o clima era muito diferente e tudo ali era verde.
Esta paisagem que ficou oculta durante milhões de anos agora pode ser contemplada pelos interessados em conhecer este lugar inóspito, mas protegido do vento, que constitui um dos principais cartões postais da beleza natural da Patagônia argentina. Informações em: argentina.travel/pt/xp/pelos-caminhos-do-bosque-petrificado/4334#.Vi_U636rTcd. (Nina Marciano Comunicações).


 

TRAVEL-MART-EM-FOZTRAVEL MART EM FOZ
Edilson Andrade, diretor comercial do Recanto Cataratas; Carlos Silva, presidente do Sindhoteis; Enio Eidt, coordenador do Comitê Organizador Local; Basileu Tavares, gerente executivo do Iguassu Cpnvention & Visitors Bureau; Paulo Tremarin, secretário municipal de Turismo (da esquerda para a direita), todos de Foz do Iguaçu, compuseram a equipe do principal polo turístico paranaense que participou da Travel Mart Latin America 2015, na cidade da Guatemala. O objetivo do grupo foi promover o Destino Iguaçu, que será sede do mesmo evento em 2016, entre 12 e 14 de setembro. Foz foi escolhida pela segunda vez; a primeira foi em 2004. E espera reunir em torno da Travel Mart cerca de 1 mil representantes de fornecedores e compradores de produtos turísticos vindos da Europa, Estados Unidos, Canadá, China, Austrália, Israel, Japão e países da América Latina. O evento será realizado no Recanto Cataratas Thermas & Convention. O Comitê Organizador Local é formado pelo Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu, Iguassu Convention & Visitors Bureau, Itaipu Binacional, Secretaria Municipal de Turismo, Conselho Municipal de Turismo e Sindicato de Hotéis, Restaurantes e Bares de Foz do Iguaçu – Sindhotéis.

VIALE CATARATAS
HOTEL-VIALE-CATARATASO hotel Viale Cataratas, de Foz do Iguaçu, está investindo cerca de R$ 1,2 milhão em tecnologia de ponta para ampliar os recursos de acesso à internet no hotel e modernização em itens de decoração. Segundo Paulo Baldan, diretor do Grupo Viale, os novos equipamentos e a tecnologia instalada contribuirão para melhorar o acesso sumultâneo de muitas pessoas à internet, em especial quando acontecem eventos no hotel. Nos apartamentos e suítes, estão sendo trocadas as TV’s de LED por Smart TV’s, todas com acesso à internet. Também foram substituídos os chuveiros de vários apartamentos por modelos que proporcionam maior pressão e vazão de água com diversas opções de temperaturas. Gradualmente, também haverá a mudança de camas de casal para King Size, cortinas blackout, carpetes dos corredores, iluminação de led.

SMILES, NOVOS SERVIÇOS
Uma nova plataforma de emissão de bilhetes, há pouco implantada, permite que o programa de milhagem Smiles ofereça a seus clientes mais de 700 mil bilhetes de suas parceiras aéreas em primeira classe, executiva e econômica. Entre as melhorias introduzidas no sistema estão a combinação de classes (primeira, executiva e econômica) no mesmo bilhete, disponibilidade de inúmeras de combinações de cidades de origem e conexões e a emissão de passagens de todas as companhias aéreas parceiras pelo smartphone, serviço anteriormente disponível apenas para voos GOL e exclusivo entre os programas de milhagem, e o Passageiro Favorito, que permite ao usuário cadastrar os dados de até 20 passageiros para os quais ele costuma emitir passagens. Hoje, além da GOL, é possível emitir bilhetes internacionais usando milhas da Delta Air Lines, Air France, KLM, Qatar Airways, Aerolíneas Argentinas, TAP, Etihad, Alitalia, Copa Airlines e Korean Air. Juntas elas voam para mais de mais de 160 países e 800 destinos em todo o mundo.

CANADÁ FACILITA VISTOS
A partir de março de 2016, os brasileiros que tiraram visto canadense nos últimos 10 anos ou que tenham o visto americano válido não precisarão solicitar novo visto de turismo para ingressar no Canadá. A medida visa a incrementar o comércio e os intercâmbios de até seis meses de duração. Fernanda Lassala, gerente de produtos da S7 Study, empresa de intercâmbio, em função do atual cenário econômico, hoje o dólar canadense está mais acessível para os brasileiros se comparado com o dólar americano. “Além disso, é um país rico culturalmente e com paisagens deslumbrantes, com segurança e com um povo muito hospitaleiro”. Além dos brasileiros, a decisão contempla cidadãos da Bulgária, México e Romênia. Informações em http://www.cic.gc.ca/english/department/acts-regulations/forward-regulatory-plan/eta- expansion.asp (eTA).

ANO OLÍMPICO, SINAL VERDE
Falta apenas a sanção da presidente da República para que os estrangeiros que visitarem o Brasil durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 estejam isentos da necessidade de visto. O projeto de lei que regula a matéria foi aprovado dia 28/10 pelo plenário do Senado, depois de receber sinal verde das Comissões de Desenvolvimento Regional e Turismo e de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Estabelece uma portaria conjunta dos Ministérios das Relações Exteriores, da Justiça e do Turismo e beneficia turistas que chegarem ao Brasil até 18 de setembro de 2016. A liberação não estará condicionada à compra de ingressos para assistir modalidades esportivas dos Jogos Rio 2016. Para o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, ao liberar a exigência de vistos, o país tende a repetir o bom desempenho da Copa do Mundo, com um incremento de mais de 60% nos gastos dos turistas no período. A isenção de vistos é uma das ações do Ano Olímpico do Turismo, uma proposta do Ministério do Turismo que tem por objetivo reunir esforços para projetar o Brasil durante o megaevento.

TAM-PASSAREDO
A TAM Linhas Aéreas, a empresa chileno-brasileira que dentro em breve passará a se chamar Latam, já está oferecendo em seus canais de venda bilhetes aéreos que combinam trechos internacionais da própria empresa com alguns voos domésticos da Passaredo, com a qual tem acordo de compartilhamento de rotas. A conexão internacional é realizada pela TAM em São Paulo/Guarulhos, que atende todos os 24 destinos no exterior operados pela companhia (12 na América do Sul, seis na América do Norte e seis na Europa), ou em Brasília, que de onde iniciam três das rotas internacionais da empresa. Desta forma, os clientes agora podem emitir um só cartão de embarque para todos os trechos da sua viagem, incluindo algum trecho internacional da TAM (JJ), sempre conectado com algum voo doméstico da Passaredo (2Z) operado de/para Ribeirão Preto ou São José do Rio Preto (ambas no interior de São Paulo).

FITUR DE MADRI
FITURA Fitur de Madri (Feira Internacional de Turismo) é o evento que abre o calendário das feiras de viagens no mundo e, em 2016, sua 36ª edição será realizada de 20 a 24 de janeiro, no Parque Ferial Juan Carlos I. A Ifema, instituição organizadora, espera registrar nos quatro dias números superiores aos de 2015, quando estiveram na capital espanhola 9.419 empresas de 165 países e 222.551 visitantes, dos quais 125.084 profissionais de turismo. Para a Ifema, um dos motivos da evolução da Fitur é sua capacidade de reconhecer as tendências do mercado, tendo incorporado novos segmentos como o Fitur Compras e Fitur Saúde, ampliado o foco no segmento LGBT, que garante anualmente o ingresso de 6,1 milhões de turistas na Espanha, e consolidado outros, como o de Tecnologia e suas aplicações no turismo; o Green, que destaca a sustentabilidade; o Know How & Esport, que potencializa a projeção internacional e a gestão das empresas turísticas espanholas; além do salão B2B, onde vendedores e compradores do produto Turismo poderão fechar negócios. Haverá, também, uma série de eventos paralelos, como fórum de lideranças e conferência de ministros e empresários de turismo.

 

BRAZTOA, CASA NOVA
A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) comunica o endereço de sua nova sede em São Paulo: avenida Ipiranga, 318, bloco B, 4º andar, conjunto 401. O telefone continua o mesmo: (11) 3259-9500. A Braztoa reúne 89 associados, entre operadoras de turismo e empresas de representação de produtos e destinos nacionais e internacionais, além de convidados, responsáveis por estimados 90% dos pacotes turísticos comercializados no Brasil.

FORA DO MAPA
Mais uma grande empresa de turismo fechas as portas no Brasil: a Designer Tours Agência de Viagem e Turismo, de São Paulo, que justifica como motivo, “a notória crise econômica que assola o país, a alta do dólar e do euro e a consequente baixa de mais de 50% das vendas, nos últimos meses”.