Dos mirantes, uma panorâmica da cidade e do azul do mar

Localizado em um dos pontos mais altos de Balneário Camboriu (SC) e inaugurado com a benção do papa João Paulo II, o monumento Cristo Luz está completando 20 anos neste início de outubro. O local, um dos principais atrativos turísticos e culturais de Santa Catarina, está em fase final de revitalização – que inclui as estruturas interna e externa e a iluminação -, iniciada em abril.
O Cristo Luz foi construído em ferro, aço e cimento. Segura em sua mão esquerda o símbolo do sol que “ilumina e abençoa a cidade e os turistas”. A roupagem do monumento, em estilo franciscano, também fica iluminada através de um jogo de luzes especial, que permite sete combinações de cores alternadas diariamente e que podem ser vistas de diversos pontos da cidade. As luzes se ascendem a partir das 19h.
Cada cor tem um simbolismo. O rosto do monumento permanece branco, representando a paz e a fé. Na roupagem, a cor amarela significa a energia; a verde, a natureza; a azul, a saúde; a lilás, a reflexão; a vermelha, o amor, e a rosa simboliza a felicidade, como destaca o diretor do complexo, Mário Pretto.
No local, estão a gruta de Nossa Senhora Aparecida e uma exposição permanente de painéis fotográficos que mostram a história e a evolução da cidade desde 1.915 e a história do monumento e do complexo. No entorno, restaurante, pizzaria, lanchonete, espaço fotográfico, loja de souvenires, área para eventos e estacionamento.
De dois mirantes localizados aos pés do monumento pode-se apreciar as vistas panorâmicos da cidade e do mar. O acesso é feito pela rua Indonésia, 800, bairro das Nações. Informações: (47) 3367 4042. Vistas de quarta a sábado, das 16h à meia-noite; domingos e feriados, a partir das 10h.