O Conselho da Mulher Empresária (CME), da Associação Comercial do Paraná (ACP), em solenidade realizada segunda-feira (11) fez a  entrega  da 24ª. versão do  troféu “Mulher,Simplesmente Mulher 2019”.

Na ocasião foram homenageadas quatros  mulheres “que representam a excelência dos serviços prestados à sociedade em seus respectivos campos de atuação”, conforme  enfatizou  a coordenadora do  CME, Maria Cristina Fernandes Medeiros Coutinho. O prêmio  este ano foi entregue para  Cláudia Silvano, Diretora do Procon-Pr; Mônica Balestieri Berlitz, empresária do Clube da Alice; Juliana Pauliki Michalowski, empresária do Grupo MM (Mercado Móveis) e Sirene Barbosa de Souza Bueno, que atua na coleta de objetos para reciclagem  nas ruas de Curitiba, e que  na homenagem,  foi destacada como   símbolo de “Mulher Guerreira e Trabalhadora”.

O evento, que  fez parte das comemorações do “Dia Internacional da Mulher”,  aconteceu no sede da ACP no  Auditório Carlos Alberto Pereira de Oliveira. A mesa foi composta Cláudia Silvano (homenageada),  Sirene Barbosa de Souza Bueno (homenageada),  Gláucio Geara, Maria Cristina Coutinho, as vereadoras Julieta Reis e  Noemia Rocha   e as homenageadas Mônica Balestieri Berlitz e Juliana Pauliki Michalowski.

Ainda no mesmo evento, foi feita homenagem especial da atual diretoria e conselhos da Associação Comercial do Paraná para a saudosa  Maria Cristina de Andrade Vieira, por ter sido a primeira mulher a presidir a instituição na gestão 1992-1994.

REFLEXÃO

O presidente da  entidade , Glaucio Geara, falando no evento,  disse que a  Associação Comercial do Paraná completa neste ano 129 anos de atuação “e vem refletindo o crescimento da mulher nas posições de comando. Já tivemos duas presidentes que muito fizeram pela instituição: Maria Christina Andrade Vieira, a primeira mulher a dirigir a centenária Associação Comercial do Paraná, que hoje também receberá uma homenagem especial e Avani Slomp Rodrigues, que também deu sua contribuição para o crescimento da ACP.”

E enfatiza Gláucio:  “A mulher empreendedora ocupa cada vez mais espaço no quadro de associados da ACP. São muitas abrindo, gerenciando e fazendo crescer as atividades por elas criadas. A força de trabalho da mulher que cria o seu próprio negócio é fundamental para o crescimento da nossa centenária Associação Comercial do Paraná, fazendo crescer o associativismo”.

Já a coordenadora do CME, Maria Cristina Coutinho , em seu pronunciamento disse que “comemorar o dia Internacional da Mulher não é vaidade e sim o despertar do quão importante uma mulher é para a economia, família, política e meio ambiente.”

E acrescenta : “Todas aqui são empreendedoras que ao acordar sabem o que tem que ser feito e não podem esperar pelos outros e vão à luta. O fardo das responsabilidades às vezes é pesado, mas sempre trocam a palavra problema por desafios que devem ser vencidos.”

Mais adiante, Maria  Cristina Coutinho  enfatizou que “todas possuem algo em comum. Sabem que não é a roupa que faz o monge, mas sim o caráter, dignidade, honestidade e amar a vida.Cada dia é um dia que aprendemos, nada é por acaso. Se existem vitórias é porque foi lutado muito para superar as derrotas e deve ser comemorado. Estamos hoje homenageando quatro grandes mulheres. Cada uma tem sua pecualidade fundamental para todos nós.”