Mesa de conferências de encerramento dos eventos contou com a presença dos professores  Weida Zancaner,  Jaime Rodriguez Arana-Muñhoz, Carlos Delpiazzo e Luiz Francisco Marchioratto

A professora Weida Zancaner presidiu a mesa de conferências especiais de encerramento do VIII Congresso da Associação de Direito Público do Mercosul e do VII Congresso Sul-americano de Direito Administrativo, realizados de 1 a 3 de março, em Foz do Iguaçu. Organizados pelo Instituto Paranaense de Direito Administrativo (IPDA), Associação de Direito Público do Mercosul e Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar, os eventos tiveram como tema central a existência digna e a administração pública do Século XXI e reuniram como conferencistas os mais importantes nomes do cenário jurídico brasileiro e internacional, referências no Direito Administrativo.

Saudação de encerramento

Professores Justus Reyna, Irmgard Elena Lepenies, Romeu Felipe Bacellar Filho e Eduardo Bordas

Ao fazer a saudação de encerramento do VIII Congresso da Associação de Direito Público do Mercosul e do VII Congresso Sul-americano de Direito Administrativo, emocionada a professora Irmgard Elena Lepenies, a grande homenageada dos eventos em reconhecimento a sua relevante trajetória profissional e de vida, lembrou a criação da Associação de Direito Público do Mercosul, abordando aspectos importantes da atuação da entidade na busca do cumprimento dos direitos humanos. Participaram ainda da mesa de encerramento dos trabalhos dos eventos o presidentes dos congressos Romeu Felipe Bacellar Filho, presidente da Associação Civil de Direito Público do Mercosul, Eduardo Bordas, e do professor Justus Reyna, diretor das Faculdades de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Nacional do Litoral da Argentina.

Homenagem

Na ocasião da abertura dos eventos, o presidente do IPDA, Edgar Guimarães, entregou à professora Irmgard Elena Lepenies, da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Nacional do Litoral (Argentina), uma placa em homenagem à sua atuação na Associação de direito Público do Mercosul e por sua trajetória no Direito Administrativo.

Prêmio Irmgard Elena Lepenies

Ana Cristina Aguilar,  Leticia Kreuz e Daniel Ferreira

Ao professor Daniel Ferreira coube a tarefa de anunciar os vencedores do Prêmio Irmgard Elena Lepenies.  O primeiro lugar ficou para o artigo “Admirável Mundo Novo: A Administração Pública do Século XXI e as Tecnologias Disruptivas”, de Ana  Cristina Aguilar e Leticia Kreuz. Luzando Faria  conquistou o segundo lugar com o artigo “Transformações na Prestação de Serviços Públicos no Brasil”. O terceiro lugar foi para Nicholas Arena Paliologo com o artigo “A Judicialização das Políticas Públicas de Saneamento Básico no Estado do Rio de Janeiro”.

Trabalhos científicos

Marcos Viana Custódio e Emerson Garbardo, vice-presidente do IPDA

As comissões de discussões dos comunicados científicos dos congressos de Direito Administrativos concederam menção honrosa aos seguintes trabalhos: “A Judicialização das Políticas Públicas de Saneamento Básico no Estado do Rio de Janeiro”, de Nicholas Arena Paliologo, “Admirável Mundo Novo: A Administração Pública do Século XXI e as Tecnologias Disruptivas”, de Ana Cristina Aguilar e Leticia Kreuz, e “Sistema de Solução de Controvérsias no Mercosul: Suposto Conflito de Competência”, de Marcos Viana Custódio. Os nomes foram anunciados pelo professor Emerson Garbardo, vice-presidente do IPDA.