Existem diversas formas de deixar os ambientes mais agradáveis

Mais um dia cansativo no trabalho? Estresse no trânsito? Algum problema incomodando? Não acordou com disposição? É normal – e natural – que existam dias em que não nos sentimos bem. É como se as nossas energias se esgotassem ou ficassem em níveis mais baixos.

 

Existem diversos estudos que comprovam a eficiência de técnicas como meditação, afirmação ou visualização, por exemplo, que nos ajudam a retomar as energias. Hal Elrod, palestrante, coach e autor do best-seller The Miracle Morning (O Milagre da Manhã) é um dos defensores dessas ações para manter ou retomar pensamentos positivos.

 

Em seu livro, Elrod sugere seis atividades para isso, denominadas “Salvadores de vida” (savers): Silêncio (pode ser meditação), Afirmações, Visualização, Exercícios, Leitura e Escrita. “A maioria de nós está tão ocupado tentando administrar, manter ou até mesmo apenas sobreviver que não cria tempo para se concentrar no que é mais importante: nossa vida. Você deve priorizar e dedicar tempo todo dia para seu desenvolvimento pessoal”, afirma.

 

Lar, doce lar

Nessas situações, e com o objetivo de se reenergizar, nada como nossa própria casa para fazer essa recarga, certo? Exatamente. Nossa casa é nosso refúgio, é onde nos sentimos seguros, confortáveis e confiantes. É nossa identidade.

 

E deve ser o lugar mais energizante possível. Nesse ponto, existem diversas formas de deixar os ambientes mais agradáveis, harmônicos e sensoriais, com elementos simples, mas pontuais. Confira alguns itens fundamentais para deixar sua casa o ambiente perfeito para recarregar as energias:

 

Organização

Item básico, mas fundamental de ser apontado. Com a correria do dia a dia, muitas vezes não percebemos a consequência de, por exemplo, deixar peças de roupas jogadas, mesa bagunçada ou louças sujas. Entretanto, isso pode deixar o dia a dia menos prático ou passar uma sensação de desconforto. Para momentos de relaxamento, tranquilidade e paz, ter os ambientes limpos e organizados são essenciais.

 

Plantas

Pesquisas científicas já mostraram que elementos da natureza podem influenciar no nível de felicidade, estresse, ansiedade e na saúde, como um todo – mesmo apenas o aspecto visual, a representatividade dela, pode gerar esses benefícios. Plantas dão um toque decorativo aos cantos da casa, além de renovar as fontes de energia para proporcionar um ambiente mais saudável e fresco.

 

Claridade e ar fresco

Ambientes que tenham uma arquitetura que privilegia a entrada de ar e do sol são ótimos para este objetivo. Purificam o espaço e favorecem ainda mais o contato com a natureza. Abrir sempre portas e janelas é uma medida simples, mas que colabora diretamente para isso.

 

Móveis

Não tem como falar de casa, e da decoração de interiores, sem pensar nos móveis. Da poltrona à cama; da rede ao sofá. Compor os ambientes com móveis feitos para estimular o descanso e relaxamento ajuda muito na hora de recarregar as energias. Destaque, ainda, para móveis com aspectos naturais, envelhecidos pelo tempo, vintages ou com revestimentos que remetem as madeiras naturais – eles são perfeitos para compor os ambientes, dando ainda mais características da natureza, o que aumenta conforto e tranquilidade.

 

Inspirado pela valorização das coisas simples do dia a dia, ideal para momentos de reflexão e percepção sensorial, a Impress Decor Brasil lançou a coleção “I´m inspired by Sensual Simplicity”, com padrões que trazem essas características para os móveis. Valorização da madeira, tons claros, contrastes naturais fazem parte dessa coleção. Confira!

 

Padrões Impress

Cerrado Ash

Uma nogueira de aparência suave que ilustra perfeitamente o contemporâneo estilo escandinavo.

 

Nevada Oak

A imponência do carvalho é capaz de tornar um ambiente sofisticado e ao mesmo tempo confortável, Nevada Oak é o desenho perfeito para proporcionar isto.