Esqueça o mito que é preciso beber dois litros de água por dia. A quantidade varia de uma pessoa para outra. Pesquisas recentes apontam que um adulto saudável deve beber, em média, 35ml para cada kg. Ou seja, alguém com 50kg precisará beber 1,75 litro e alguém que tenha 85kg precisará de 2,97 litros por dia. No caso de idosos pode variar de 20 a 30ml por quilo. A quantidade também depende de fatores como idade, atividade física, composição corporal e clima, por exemplo.
A especialista em clínica médica da Paraná Clínicas, Dra. Caroline Caldeira, explica a importância da água para o organismo. “A água está presente em grande proporção no corpo humano e, além de fazer parte dos processos fisiológicos que mantêm o organismo vivo, também tem o importante papel de viabilizar a eliminação dos subprodutos desses processos através da urina”.
Segundo a médica, é preciso atenção aos primeiros sinais da falta de água no corpo. “Quando precisamos de água, o organismo sinaliza essa necessidade através da sede. Caso a ingestão hídrica não ocorra, pode haver a evolução para um quadro de desidratação, gerando sintomas como mal-estar, tontura, dor de cabeça, taquicardia e, até mesmo, pode levar ao óbito”, cita.
A gerente de qualidade da Ouro Fino, Marina Smith, explica que forma os minerais presentes na água mineral contribuem para saúde de forma global. “Repor líquidos constantemente é de suma importância, pois o corpo precisa tanto da água como da composição mineral nela existente. A nossa água mineral é natural, pH alcalino e possui baixíssimo teor de sódio, bons níveis de magnésio, cálcio e potássio; ideal para o bom funcionamento do organismo”.