Projetos de interiores que trazem soluções inteligentes, discretas e elegantes para conexão, trazendo para o dia a dia as facilidades da IoT, a internet das coisas, que permite que os mais diversos tipos de objetos, móveis e aparelhos possam estar ligados à internet e dispositivos de comunicação. Ao mesmo tempo eles também prezam pela sustentabilidade, hoje, especialmente nos materiais. Porém, no futuro, outros aspectos em ascendência, como a procedência e a mão de obra utilizada, devem ter cada vez mais peso. E valorizam o diálogo entre arquitetura e arte. Estas são fortes tendências para o segmento de arquitetura e interiores, além de um morar global, que valoriza outros polos criativos, como o caso do Brasil. Trazemos nesta coluna projetos inspiradores, que traduzem estas tendências.

01. Ambientes Conectados
A conexão é um aspecto praticamente inevitável em nossa agitada vida contemporânea. E toma conta com muita elegância e praticidade de nossas casas, como mostrou a arquiteta e influencer Aline Araújo em bate-papo na CASACOR Paraná a convite da Line Atuadores, considerada uma empresa pioneira em mecanismos elétricos personalizados para o setor de móveis no Brasil. Na foto, a influencer está com a gerente de comunicação da Line Atuadores, Adryla Fernandes: apresentação do atuador linear para móveis da marca.

02. Design global
Se a casa pertence ao mundo, o mundo, por outro lado, cabe muito bem em nossa casa. O design de objetos e de interiores está cada vez mais global. E outros polos criativos, além daqueles mais tradicionais, ascendem como focos de interesse nas mais diversas regiões do planeta. Entre eles está o Brasil. Exemplo nas edições deste ano da feira de mobiliário de alto padrão Abimad, realizadas em fevereiro e, agora, no final de julho, em São Paulo. Este foi o primeiro ano que a feira contou com realização das rodadas de negócios do Projeto Comprador, por meio do Projeto Brazilian Furniture, da Abimóvel e da Apex-Brasil, trazendo importadores de diversos países para negociar com as marcas brasileiras. Nesta edição de julho, a Abimad 28, foram 26 compradores internacionais, de 19 países, em rodadas de negócios com cerca de 60 empresas de móveis do Brasil. Na foto, Banco Ottis, da Feeling_Design, com projeto de Fernanda Polucha e Mariana Zuanaottis, um dos destaques da Abimad em fevereiro.

03. Arte-Design-Arquitetura
Estes são elementos que sempre conversaram e na contemporaneidade se encontram na plenitude. Hoje, as obras de arte são vistas como um modo de traduzir a alma, a essência, dos moradores em um projeto de interiores, com um toque muito exclusivo. O design, com toda a genialidade e criatividade que agrega aos ambientes, é também uma forma de expressar a arte no cotidiano. O ambiente “Living da Família” de Larissa Lóh na CASACOR Paraná, encerrada no início de julho, é uma inspiração de como arte-design-arquitetura podem dialogar realçando a personalidade de um projeto. Larissa Lóh selecionou obras de arte da Soma Galeria para compor o ambiente. Entre os destaques, o painel “Universos Paralelos”, de Barbera van den Tempel, ‘brinca’ com os limites e desperta sensações com o trabalho com materiais orgânicos que caracteriza a investigação da artista.