Como  empreender  com inovação

1180

Dora Guelmann:No  início com projetos inovadores

A empresária Dora Guelmann foi o “Case Inspirador de Sucesso” da reunião do Conselho da Mulher Empresaria(CME) da Associação Comercial do Paraná (ACP), realizada na  segunda-feira  (18). Nascida em Ponta Grossa veio para Curitiba aos 17 anos especializando-se em educação infantil. Iniciou seu empreendedorismo na educação com projetos inovadores, onde a Escola Papa João XXIII recebeu a avaliação da revista Veja como a melhor escola pública do Brasil.
Em 1984 fundou a indústria de confecções DFGuelmann , conhecida como Merry Life,onde  seus primeiros clientes varejistas foram Hermes Macedo e Prosdócimo. Contou Dora Guelmann que com o sucesso da empresa em 1.988 mudou para sua sede própria ampliando suas vendas para 3.000 grandes varejistas entre elas Marisa, Riachuelo, Macro, Mesbla, Pão de Açúcar, Pernambucanas e mais 1.000 pontos de varejos menores.
Dora Guelmann participa ativamente de várias entidades , inclusive da Federação das Indústrias (Fiep) e sindicato têxtil, pois, pois segundo ela “ a mulher empresaria precisa estar sempre bem relacionada e informada”. Na Associação Comercial do Paraná participa há décadas do Conselho da Mulher Empresaria.  “Sinto muito orgulho de fazer parte desta centenária entidade  e de  estar presente nas  grandes campanhas da ACP, entre elas o Outubro Rosa e Novembro Azul onde  fabricamos  as camisetas e da campanha “Meu Professor Meu Exemplo” quando doamos  400 pijamas”, salientou .

Ainda seu depoimento Dora Guelmann disse que atualmente  seus maiores concorrentes são China, onde a loja Riachuelo abriu uma indústria em Xangai e o  Estado de Goiás em que isentou em 100% os impostos para a indústria têxtil. “ Como os fios de poliéster e viscose utilizados em nossa  produção são importados, são acrescidos   mais 8%  ICMS  do Paraná quando compramos do exterior . Lamentavelmente  esta é a realidade da indústria têxtil paranaense, ou seja fica difícil a competividade”, enfatizou Dora.


Importância da célula-tronco

professora Moira Pedroso Leão

Ao fazer palestra na reunião do Conselho da Mulher Empresária, da ACP, no inicio da semana, a professora   Moira Pedroso Leão  , com mestrado em implantodontia,   abordou sobre os diferentes tipos de célula-tronco, sendo que as mesenquimais possuem um grande potencial na regeneração de órgão e tecidos lesados além de serem a grande promessa para o uso futuro em diversas terapias. Segundo ela, estas células estão presentes nos tecidos adultos tais como a  polpa de dente-de-leite permanentes, sacos pericoronários, germe dentário( siso) e outros.

Disse    Moira Leão que “as células-tronco mesenquimais possuem a capacidade de se acumular ao redor de processos inflamatórios e tumorais quando administradas in vivo. Por esse motivo, essas células podem ser utilizadas em situações clínicas como terapia regenerativa, tratamento da doença do enxerto contra hospedeiro e terapia gênica para o câncer.”
Com vídeos apresentando mudanças na vida de pessoas, inclusive de tetraplégico, Moira Leão mostrou que a longevidade e cura de muitas enfermidades é realidade.  Integrante da  Curityba Biotech- Centro de Tecnologia Celular – CTC,  ali é disponibilizado o serviço de processamento, criopreservação e armazenamento de células-tronco obtidas de material biológico autólogo (para uso pela própria pessoa), viabilizando estas células para potenciais usos terapêuticos.
“As pesquisas estão muito avançadas Mas  lamentavelmente não existe patrocínio por parte do poder público”,lamentou a especialista. Moira  Leão  é Professora titular da Universidade Positivo, além de atuar também como diretora administrativa da empresa Curityba Biotech. É também  assessora técnica do Conselho Federal de Odontologia (CFO) para assuntos relacionados a sangue, tecidos, células-tronco e derivados. Membro titular da Comissão Permanente em Biovigilância junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Desafios da comunicação em família

Rosane Ferrante Neumann: impactos do uso compulsivo das tecnologias digitais no ambiente familiar

O Instituto Tecnologia e Dignidade Humana esteve presente no importante evento voltado à família na Paróquia Santo Inácio e Sta. Paula, no inicío  de setembro de 2017  em Curitiba.
Representando o Instituto Tecnologia e Dignidade Humana, Rosane Ferrante Neumann ministrou a palestra intitulada “Comunicação em família: novos desafios”.
Rosane Neumann, destacou os impactos do uso compulsivo das tecnologias digitais no ambiente familiar, no desenvolvimento infantil e juvenil e na vida espiritual, ressaltando o papel essencial dos pais na proteção integral das crianças e adolescentes na era digital.
Com o grande envolvimento e o interesse do público presente ficou evidenciada a emergência de tratar desta temática na sociedade atual.
Com essa participação o Instituto Tecnologia e Dignidade Humana cumpre, mais uma vez, o seu compromisso social de mobilização e conscientização para o uso saudável, ético e seguro das tecnologias digitais.


Perfil do mercado de imóveis

Magalí Pedroso: “investir em imóveis é uma opção segura”

A empresária Magalí Pedroso, sócia proprietária  Maimo Imóveis concedeu entrevista exclusiva ao espaço  “BUSINESS WOMAN”, abordando o setor imobiliário

Business Woman –  QUAL É A TENDÊNCIA DO MERCADO IMOBILIÁRIO HOJE?

Magalí Pedroso A tendência do momento é a prática do preço justo, sem a chamada “gordura”.

BW –  LOCAÇÃO OU VENDA. QUAL O MAIS AQUECIDO?

MP – Locação tem seu público, contudo o sonho das pessoas é conquistar a propriedade. Mesmo quem compra com financiamento bancário é um investimento a longo prazo. Portanto, o mercado de compra e venda, pode estar lento, diante das inúmeras dificuldades que o mercado imobiliário vem atravessando, mas sempre prospera.

BW – INVESTIR EM IMÓVEIS É UM BOM NEGÓCIO ATUALMENTE?

MP – Investir em imóveis é uma ótima opção, desde sempre. É segura!

BW –  COMO SURGIU A  MAIMO IMÓVEIS EM CURITIBA.

MP – A Maimo Imóveis nasceu em 2014 e é especializada em compra e venda de imóveis. Seu público alvo são clientes que priorizam a tranquilidade e a segurança jurídica e comercial.
Os valores da Maimo Imóveis fundamentam-se na esperança do sucesso, em acreditar no desempenho profissional do trabalho, no futuro promissor, na habilidade e no relacionamento com os clientes; em pensar positivo ! Nosso objetivo é atender às necessidades personalizadas de cada cliente e servir de apoio para todos aqueles que buscam a concretização dos seus sonhos!


Coletiva airez 2017 “metanóia”2122

No próximo dia 29 será aberta em Curitiba a exposição Coletiva Airez 2017 “Metanóia”, que vai reunir 137 artistas de todo Brasil tendo como local  a Galeria de Artistas Independentes  localizada na  Rua 13 de maio,778, conjunto 15 ,  no  bairro São Francisco.    

A coletiva apresentará artistas selecionados através de convocatória nacional. O resultado é um recorte do fazer artístico de todas as regiões brasileiras que será mostrado em suporte digital nos três primeiros dias de abertura e depois dividido em seis  breves exposições com integrantes da coletiva que ocuparão a galeria nos meses de outubro e novembro.
A mostra chama a atenção pela profundidade expressiva de artistas renomados  e sua permanência ao lado de novos artistas. É o caso de Leo Caobelli (fundador do Coletivo Garapa e ganhador da Bolsa Zum de Fotografia), ou Felipe Abreu (editor da Revista OLD), ou ainda, Polyanna Morgana (mestre e doutora em poéticas contemporâneas).  A abertura  no  29 de setembro será 19h00  com show da cantora e compositora Janine Mathias. A curadoria  é de  Guilherme Zawa  com produção de  Ana Rivelles


Ótica diferenciada no Centro Cívico

Maribel de Souza e Carlos Alberto Stoppa

O Espaço dos Óculos-Ver & Ler  localizado  na Avenida Cândido de Abreu, 669, (sobre loja) Centro Cívico chegou para ser uma ótica diferenciada e proporcionar a seus clientes uma experiência única em serviços. A responsável técnica é Maribel de Souza, graduada pela 1ª turma de Técnico em Ótica do Estado do Paraná no ano de 1996 e faz parte do grupo de pioneiros do primeiro curso Técnico em Ótica oferecido pelo Senac. A empresa trabalha, tanto com armações nacionais, importadas e a marca própria Spagolla, nome este, escolhido em homenagem a Leonilda Spagolla Stoppa, mãe do proprietário Dr. Carlos Alberto Stoppa. Os Spagollas vieram da região da Bolonha, província italiana, e chegaram ao Brasil  no século XIX. Contato: e-mail espacodosoculosverler@gmail.com. Foto de Ale Maya.

 

 

 


Uma  “Boutique da Inovação”

22Adriana GuimarãesA publicitária Adriana Guimarães,   esteve presente à reunião do Conselho da Mulher Empresária (CME)da Associação Comercial do Paraná .Ela é sócia-diretora Adrimorgui (www.adrimorgui.com.br ) que é “uma agência boutique que preza por um serviço de excelência. Na sua essência além do amor pelo que faz, acredita em um serviço criterioso, que entrega estratégias de valor, gere resultados e beneficie a todos” argumenta Adriana.

Segundo ela, “nossa agência  passou e passa por diversos processos de reinvenção e amadurecimento. E são dessas transformações que ela permanece no mercado como a Boutique da Inovação, uma agência de comunicação e estratégia a serviço das marcas e pessoas.”