Em dias, tardes e noites de frio, eis que:

 Cuore di Cacao

 Uma das grandes referências do mercado de chocolates premium, a curitibana Cuore di Cacao, comandada pelas irmãs Carolina e Bibiana Schneider, é aconchegante. E o público tem a visão da fábrica onde são produzidos os chocolates.  Além das barras, trufas e palets, o menu oferece sobremesas, verrines e bebidas que têm o chocolate como estrela.

Um dos destaques é fondue preparado em porções individuais com chocolate ao leite da Cuore di Cacao acompanhado de damasco, banana, marshmallow e cubinhos de brownie ( 20 reais). A chocolateria trabalha também com os cafés especiais do grupo paranaense Café do Moço, assinados por Leo Moço, tricampeão de barismo.

A note: Rua Fernando Simas, 347, Praças Espanha. Abre de segunda a sábado, das 10 às 19h. Fone (41) 3014-4010.

Casa Cor

 

Sabor de família aquece a alma, pois, pois. Então, aproveite. A Casa Cor Paraná promove aulas-shows grátis de gastronomia. Nesta terça dia 22, às 17h, a doceira Dani Crisostomo, do Clube da Alice,  ensina como fazer ambrosia, seguindo uma receita da sua família portuguesa. E Dani Lourenço falará sobre as lembranças que os sabores de família suscitam. E na sexta-feira 25, às 19h, o chef Mauro Ribeiro, do Centro Europeu, realizará uma oficina de guioza.

As aulas acontecem na Galeria Gourmet Compagas, projetada pelo arquiteto Ivan Wodzinsky. Ali, Joy Perini (1/6) vai ensinar como fazer o risoto duas canjicas ao quentão; Veri Fragoso (8/6) fará um Cheesecake com frutas vermelhas; Beto Madalosso (22/6), Johnlee Francis (29/06), com o preparo do crumble de maçã com caramelo salgado, e o chef Celso Freire vai ensinar o preparo de creme de mandioca com camarões, no dia 15 de junho.

As inscrições podem ser realizadas pelo 3326-6669 ou pelos links de inscrição disponíveis na página do evento no Facebook. A Casa Cor fica aberta até o dia 1 de julho (Rua Sergio Pereira da Silva, 10, Pilarzinho), sendo de terça a sexta das 15 às 21h, sábados e feriados das 13 às 21h e domingos das 13 às 19h. Ingressos a 50 e 25 reais.

 Galeria Gourmet

O arquiteto Ivan Wodzinsky visou o calor, o conforto e a beleza ao projetar a Galeria Gourmet Compagas para a Casa Cor, além da praticidade. O espaço tem dois destaques: uma grande ilha, onde é possível preparar refeições e, ao mesmo tempo, receber os amigos, e a grande mesa de jantar de madeira rústica, que reforça o clima caloroso. Para realçar o uso do gás natural nas residências, instalou fogão e lareira em aço inox.

A iluminação é suave e indireta, mas é forte a presença da madeira, tecidos e tapeçaria. “A proposta foi dar ao espaço um ar de informalidade sofisticada, para que as pessoas pudessem se reunir e socializar com conforto”, conta Wodzinsky.

Miolo na China

Vermelha é uma cor vibrante, que aquece. Mas para os chineses é também a cor da sorte. Assim, desde  2014, a China se tornou o maior consumidor mundial de vinho tinto. E a vinícola brasileira Miolo está lá com sete lojas distribuídas nas cidades de Xangai, Guagzhou, Haikou, Sanya e Jiangxi. A China,o 3º maior mercado da Miolo no exterior, além de já saborear os tintos, agora passa a conhecer o Suco de Uva Sunny Days, elaborado na região do Vale do São Francisco, na Bahia, O suco não contém conservantes nem adição de açúcar.

A Prestinaria

Humm, pão quentinho… A Prestinaria tem. Mas agora o assunto é outro: para manter seu caixa abastecido para troco, a casa oferece um brigadeiro a todos os clientes que levarem moedas para troca. “É uma maneira que encontramos para compensar a gentileza”, diz o sócio Fabio Sarraff.

A  Prestinaria – A Casa dos Pães fica na Rua Euclides da Cunha, 699c, no Bigorrilho. Funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 20h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 20h.

 Feijoada, a infalível

 A grande pedida da fria Curitiba aos sábados é a imbatível feijoada. E eis uma boa notícia: sob o comando do chef Claude Bezerra, o Garbo, restaurante do Grand Hotel Rayon, volta a servir seu tradicional bufê de feijoada. Mas, adianta o chef, “acrescentamos ingredientes e acompanhamentos especiais para tornar o almoço de sábado uma experiência única e muito saborosa”. Há também feijoada vegana, feita com temperos frescos e complementada por legumes e proteína de soja. E, de cortesisa, uma caipirinha de limão.

 Além de saladas e aperitivos, como linguicinha, torresmo e caldinho de feijão, o bufê traz caldeirões com todas as carnes separadas – costelinha defumada, charque, lombinho defumado, paio, bacon. Acompanham arroz, aipim frito, banana à milanesa, couve refogada, bistequinha grelhada, linguiça, costelinha suína marinada, pernil à pururuca, ovos fritos com tutu de feijão e farofa crocante. Na mesa de sobremesas se encontram cocada cremosa, quindim e manjar de coco com calda de ameixa ou goiabada.

A feijoada é servida todos os sábados, das 12 às 15h, pelo valor de R$ 65 + 10% de taxa de serviço por pessoa. As bebidas e o estacionamento são cobrados à parte. O Rayon fica na Visconde Nácar, 1424, ao lado da Rua 24 Horas. Fone 3532-0150.

 C La Vie

 

A Quarta Musical do C La Vie convida o cantor Neguers para esquentar esta noite (23/5) no C La Vie com seu soul, jazz e MPB. O cardápio da casa também é uma boa opção para enfrentar o frio. O chef Giuliano Secco sugere uma pancetta suína assada com creme de batata baroa e farofa de alho. De sobremesa, vai bem um brownie de chocolate amargo com morangos cozidos em espumante e sorvete de creme.

O menu exclusivo da noite é servido a 78 reais por pessoa e  conta com duas opções em entrada, prato principal e sobremesa.  Não é cobrado ingresso ou couvert. A casa abre às 19h30 e o show começa às 21h.( Al. Presidente Taunay, 533 – Batel, fone 3029-9988).

 Outback

 

Nesta segunda (21), o Outback Steakhouse inaugurou o Havanna Thunder (R$ 31) em seu cardápio. É uma versão do brownie que une o tradicional doce de leite argentino com o sabor único da marca de temática australiana. Em parceria com a Havanna, o lançamento traz o novo brownie com nozes pecan coberto por uma bola de sorvete de baunilha, chantilly e um crumble de biscoito amanteigado. Para finalizar, calda de doce de leite. A novidade, feita para outono-inverno, está disponível por tempo limitado em todos os restaurantes Outback do Brasil.

 James Delivery

 Com esse friozinho pode ser desanimador sair de casa para um comes&bebes. Pois bem, eis uma dica: o James Delivery oferece taxa a 1,99 reais para entregas feitas em um raio de três quilômetros. O serviço é disponível nas plataformas Android e iOS, e atende os seguintes estabelecimentos:  Au-Au, Bull Prime, Carolla Pizza D.O.C, CHō Street Food, Delight Café e Empório Natura, Dr. Freeze, Fábrica Gourmet Hamburgueria, Funfit Faz Bem, Jack’s Factory, King Temaki, Las Tablas, Liquor Store Brasil, Nanu Poke, Nayme Culinária Árabe, Nou Nikkei Cuisine e Orna Café.

Um diferencial do James Delivery: 70% da frota da startup, que conta com 650 entregadores em Curitiba, é formada por bicicletas, o que contribui para a diminuição da emissão de componentes poluentes na atmosfera, além de facilitar a mobilidade.

Sale Pepe

 

A gastrônoma Mayara Ueda selecionou, para o bufê desta quarta-feira (23/5) do Sale Pepe, pratos robustos inspirados nos melhores sabores dos Estados Unidos, dos salgados às sobremesas. Serão servidos Costelinha ao molho barbecue, Frango empanado com honey mustard, Maminha ao molho de vinho, Mini hambúrguer com cheddar, Batata recheada com queijo e bacon, Anéis de cebola e Mac & Cheese. Para a sobremesa, Waffle e Cheesecake com calda de morango.

O bufê  tem ainda: Peixe grelhado, Abóbora assada, Caneloni de queijo e presunto, Massa no azeite com cenoura e abobrinha, Arrozes branco e integral, Feijão preto e Farofa. Entre os doces, Pudim, Sagu, Chico de abacaxi, Mousse de chocolate e Pavê de morango com suspiro.

A casa abre só para almoço, das 11h30 às 15h, de segunda a sexta. Na quarta, o bufê sai a 62,90 reais o quilo. (Rua XV de Novembro, 818).