Vamos de tapas?

Nesta quinta se comemora o Dia Mundial da Tapa, um dos mais populares pratos da Espanha, neste ano, até elevado à categoria de patrimônio cultural da humanidade pela Unesco. Para comemorar acontece o Festival de La Tapa, em São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro, idealizado pelo Escritório de Turismo da Embaixada da Espanha no Brasil .

Sete restaurantes e bares de Curitiba recebem o festival: vão servir cardápios exclusivos, com tapas frias e quentes, pelo preço fixo de  39,90 reais, até 8 de julho. São eles:  Bistrô do Victor, ElToro Bar de Tapas, Estado Puro by Paco Roncero, Olivença Cozinha Ibérica, Olivença Tapas, Pata Negra e Tiwanaku.

Tapa é tão tradicional na Espanha que virou verbo:  ir de tapas ou tapear significa compartilhar com amigos a cozinha tradicional  espanhola em petiscos. No Festival de La Tapa se terá em porções a pluralidade de sabores da tradicional e da nova cozinha espanhola, desde a famosa tortilla a sanduíche de camarão. E vinhos, claro. Aliás, consta que o nome tapa vem de tampa: pires sobre o copo colocado pelos garçons para proteger a bebida.