Comes&Bebes&Aquarius

588

Mesa natalina

Aquarius, que gastronomia! Sim, além dos históricos pães, a cinquentenária panificadora (aberta 24 horas todos os dias do ano!) tem um farto bufê de almoço comandado pela chef Regina Manfio. E neste mês teve início um acréscimo de doze pratos, à disposição todas as segundas-feiras. Identificadas como Sabor de Natal, as opções compreendem clássicos do gênero, do pernil à rabanada, passando por salmão, chester e bacalhoada. Rimou? A intenção era essa mesma. Em boa mesa, tudo acaba em poesia. 

Toda segunda-feira, até o final do ano, os pratos da ceia vão figurar no bufê do restaurante.  (E o bufê acrescido desses pratos mantém o preço habitual: 52 reais o quilo). Os clientes também podem fazer encomendas para os festejos natalinos e de fim de ano: assados, saladas e sobremesas, além de panetones, o tradicional stollen e outros produtos festivos de produção própria.

De entrada, Caponata, Salada Waldorf, Salpicão de Frango, Maionese Tradicional e Salada de Feijão Cavalo. (Tudo em porções de 500g). Pratos principais: Chester e Peru recheados, Lombinho, Pernil Suíno Pururuca, Tender, Pernil de Cordeiro Marroquino, Medalhão de Mignon Grelhado ao Molho Madeira, Filé de Salmão ao molho de Maracujá, Bacalhau com Natas e Bacalhoada Natalina Aquarius com batatas douradas, pimentões e brócolis. Acompanham Arroz Branco, Arroz à Grega, Arroz com Amêndoas, Lentilha, Farofa Natalina Doce, Farofa Natalina Salgada, Empadão (frango, palmito ou camarão), Quiche (4 queijos, alho poró, legumes ou frios), Nhoque ao molho Alfredo e Conchiglione de Abóbora com Carne Seca e Molho Branco.

Para a sobremesa, há onze tipos de tortas, cinco sabores de pavês, pudim de leite, fio de ovos e as receitas tradicionais da casa de Stollen e Rabanadas Recheadas com Doce de Leite (imperdível!!!). Todos os pratos são entregues decorados.

Eis a história para contar:

A Panificadora Aquarius foi criada por dona Flávia, 76, e seu Adolfo Ehler, de 81 anos. E  o casal pode ser visto diariamente na panificadora –  seja atendendo, conversando com clientes ou fazendo suas refeições em família, como vimos na segunda-feira desta semana. Aos poucos, a operação é passada aos três filhos que já atuam no negócio: Ricardo, Dagmar e Adriane. “Até hoje não posso ver fila que vou atender”, admite a matriarca.

E o marido reconhece: “Sem uma mulher que assuma o controle não tem como tocar uma panificadora”. Dona Flávia foi a grande gestora da produção durante anos. Sempre morando em anexo à padaria, ela era a primeira a chegar – para abrir a porta aos funcionários – e a última a sair zelando sempre pela pontualidade da casa.

Stolen,  torta Marta Rocha e a Sensação de Morango estão entre os clássicos de Flávia Ehler. E a casa foi ficando famosa no bairro e na cidade. Para enfrentar crises, asas à imaginação: assar carne para vender na vizinhança, entregar salgados no atacado e abrir 24 horas ininterruptas.

No início, uma batedeira caseira era queimada periodicamente para dar conta da produção. “Nunca me esqueço quando compramos a primeira máquina profissional”, diz seu Adolfo, ex-bancário, que administrava tudo e ainda fazia entregas pelo bairro. Hoje, equipamentos de última geração e uma gestão profissionalizada fazem com que a Aquarius conserve o padrão de qualidade que sempre a diferenciou.

Panificadora Aquarius é reconhecida por seu serviço de encomendas, tanto para datas especiais (aniversários, casamentos, Natal, Reveillon, Páscoa) quando para o dia a dia, com agilidade reconhecida. Atualmente, além da infinidade de produtos de panificação e confeitaria, a padaria está se tornando referência em pães artesanais feitos a partir de um processo natural de fermentação.

História em números:

50 mil quilos de pães franceses vendidos anualmente

90 variedades de pães

9 mil tortas vendidas ao ano

50 variedades de tortas

185 mil unidades de salgadinhos vendidas ao ano

100 mil cafezinhos servidos ao ano

60 mil refeições servidas ao ano no restaurante

500 mil clientes atendidos por ano

Aberto 365 dias por ano

Aberto 24 horas por dia

Anote e divirta-se: Avenida Erasto Gaertner, 363, Bacachari. As encomendas são aceitas para o Natal até 20 de dezembro e para ano novo até 27 de dezembro. Fones (41) 3018-6880 / 3031-8766.