Combustível de hidrogênio será usado em trechos do revezamento da tocha olímpica

394

A organização dos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio declarou que usará hidrogênio como combustível durante trechos do revezamento da tocha olímpica, como forma de promover fontes de energia renovável e de aumentar a conscientização sobre questões ambientais.

O revezamento da tocha está programado para começar no dia 26 de março no estádio de futebol J-Village, na província de Fukushima. O complexo esportivo foi usado como base operacional para as obras de desativação da usina de energia nuclear Fukushima 1.

Gás liquefeito de petróleo é normalmente usado como combustível para as tochas da chama olímpica. Contudo, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio anunciou que vai utilizar combustível de hidrogênio, que não emite dióxido de carbono, para três áreas do percurso.

Elas incluem Fukushima e Tóquio, além da província de Aichi, onde está localizada a sede da Toyota Motor, empresa que ajudou no desenvolvimento da tocha alimentada pelo combustível a base de hidrogênio.

O comitê planeja usar apenas hidrogênio para a pira olímpica, como forma de demonstrar a preocupação com o meio ambiente nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

por @grassi_m com informações da CCIBJ-PR e NHK